202404190151

Notícias

Pesquisadores do NUPEDOR da Uniara participam do VIII Encontro da Rede de Estudos Rurais

Publicado em: 06/09/2018

Pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR da Universidade de Araraquara – Uniara, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da instituição, participaram do “VIII Encontro da Rede de Estudos Rurais” entre os dias 27 e 30 de agosto, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O evento teve como tema central as “Concepções de Sociedade e Direitos de Cidadania em Questão: novos desafios para o mundo rural brasileiro”.

“Além de mim, estiveram presentes a coordenadora do PPG, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, e os estudantes do Programa e pesquisadores do NUPEDOR, Cesar Giordano, Augusto Paschoalino e Elisa Racy, para apresentarmos quatro trabalhos”, conta a integrante do Núcleo, Daiane Roncato Cardoso. 

Ela detalha que o encontro foi composto por oito mesas-redondas e dez Grupos de Trabalho- GTs. “O diferencial é que a dinâmica não foi como em um congresso ou simpósio, em que o pesquisador apresenta trabalho em slide ou pôster. Lá, os trabalhos aprovados eram discutidos em rodas de conversa. No nosso caso, foram expostos vários temas, e meu GT falou sobre as ‘Redes de Cooperação para Mercados Inclusivos e Sustentáveis’. Dentro disso, cada um levantou questões-chave e colocou seu ponto de vista e, então foram geradas as discussões”, explica.

Vera, Elisa, Giordano e Paschoalino participaram do GT “Conhecimentos, desafios e possibilidades para o fazer agroecológico no mundo rural”, segundo Daiane. “Ao final, foi montada uma mesa que abordou a análise de conjuntura e assembleia”, completa ela.

A pesquisadora menciona que, no evento, foram debatidos o seu trabalho, intitulado “Circuitos curtos agroalimentares no interior paulista: desafios da comercialização e do consumo local”; o de Elisa, “Ações de retorno social como alternativas de desenvolvimento rural e agroecológico em assentamentos da região central do estado de São Paulo”; o de Cesar Giordano, “Criações de galinhas caipiras em assentamentos rurais: desafios e possibilidades para transição agroecológica”, que também tem como autor o pesquisador do NUPEDOR, Antonio Wagner Pereira Lopes, intitulado “Biofertilizantes como estratégias de transição agroecológica na produção de quiabo”.

“Outra coisa interessante foi saber que, na UFSC, existe uma feira de produtos agroecológicos muito grande, onde há espaço para o slow food, o veganismo, o vegetarianismo, a gourmetização etc, além de produtos artesanais”, ressalta.

Para Vera, o mais importante do evento foi a discussão acadêmica dos impasses, que abrangeu questões de comercialização, juventude rural e envelhecimento dos assentamentos, entre outros tópicos. “Essa conversa foi entrelaçada com a da conjuntura política. Foi muito interessante porque isso se estendeu por praticamente todas as mesas-redondas que, por sua vez, abordaram também a mulher no meio rural, direitos e políticas públicas”, acrescenta.

Outro destaque dado pela docente foi que a Uniara levou quatro trabalhos e quatro alunos ao encontro. “Isso é um diferencial que valoriza a densidade da pesquisa que é feita na instituição. Nosso grupo é muito respeitado. O evento trouxe bastante responsabilidade de continuar fazendo pesquisa que tenha a ver com os problemas que a sociedade enfrenta. Saímos bem satisfeitos e fortalecidos”, finaliza.

Mais informações sobre o “VIII Encontro da Rede de Estudos Rurais” estão disponíveis no endereço www.redesrurais.org.br/8encontrorede.

Detalhes sobre o PPG-DTMA e o NUPEDOR da Uniara podem ser obtidos no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI