202404260604

Notícias

Atuação profissional é abordada pelo curso de Pedagogia presencial na FEC da Uniara

Publicado em: 28/08/2018

O estande do curso de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara contará com espaços que abordarão a atuação do profissional da área em contextos escolares e não escolares, na 19ª Feira dos Cursos – FEC da instituição. O evento será realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31 de agosto, das 8h às 21h30, nas unidades I e II (rua Carlos Gomes, 1338 e 1217, no Centro) e, nessa edição, também na Clínica de Fisioterapia (avenida Dom Pedro II, 614, no Centro) e no Centro de Moda (avenida 15 de Novembro, 567 – Centro), que estarão abertos a visitações.

O espaço voltado ao contexto escolar contará com jogos de Língua Portuguesa e de Matemática, além de um local para postagem nas redes sociais, com moldura do Facebook e do Instagram, para fotos; outro ambiente contará com a apresentação do projeto “Ler é a Solução”.

Em outros lugares, estarão disponíveis um videogame para os visitantes dançarem e se divertirem, e um espaço de recados, no qual os interessados poderão deixar uma mensagem para alguém. No estande, também será oferecido algodão doce.

“O objetivo será apresentar as diferentes possibilidades de atuação dos pedagogos e proporcionar um espaço interativo e agradável para os jovens visitantes”, explica a professora Júlia Inês Pinheiro Bolota Pimenta.

Ela conta que os interessados receberão moedas de troca em todas as atividades. “No canto 1, são obrigatórias, pois estarão no início do percurso; no canto 2, explica-se a atuação do pedagogo no contexto escolar, mas só ganha moeda quem participar dos jogos; a partir do canto 3, eles poderão optar pelo que fazer: as fotos, a utilização do espaço do projeto ‘Ler’, o videogame ou os recados. Por fim, terão que escolher pelo menos mais dois, para terem as três moedas e trocarem pelo algodão doce”, detalha.

A atuação do pedagogo nos contextos não escolares, de acordo com a docente, abrange empresas, hospitais, oficinas culturais, Organizações Não Governamentais - ONGs, associações, igrejas, eventos de lazer, emissoras de transmissão (Rádio e TV), e outros locais. “Esses lugares formam o novo cenário de atuação, que transpõe os muros da escola, para prestar seu serviço”, aponta.

Júlia comenta que a realidade atual vem mudando a ideia de que o pedagogo só está apto a exercer suas funções na sala de aula. “Onde houver uma prática educativa, existirá uma ação pedagógica. E a sociedade do século XXI - sociedade do conhecimento - vive um momento particular de discussões, e exige profissionais cada vez mais qualificados para atuarem nesse cenário competitivo”, destaca.
Segundo ela, quem pode ajudar nessas situações é o pedagogo, “propondo novos projetos e novas perspectivas de aprendizagem profissional”. “Ele é o profissional que atua com as aprendizagens, o profissional do futuro”, diz.

Em relação aos contextos escolares, a professora aponta que o movimento político educacional brasileiro precisa de pessoas bem formadas e informadas. “Necessitamos de bons professores, diretores e coordenadores. O pedagogo é um profissional preparado para atuar a favor de um pleno desenvolvimento do ser humano, por meio da educação. Ele pode trabalhar com crianças na educação infantil e no ensino fundamental, ou também com adultos, nos cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA”, ressalta.

Outras opções mencionadas por Júlia são as de diretores e coordenadores de escolas, “além de os profissionais da área poderem trabalhar nas secretarias de educação como supervisores, técnicos ou gestores”. “A Pedagogia é um dos cursos com maior empregabilidade no mercado”, afirma.
No espaço reservado ao projeto “Ler é a Solução”, os visitantes conhecerão um pouco sobre a iniciativa desenvolvida pela graduação.

Já no lugar reservado para os recados, Júlia menciona que será possível deixar mensagens “para alguém que é importante para você, como para algum professor especial, para ele saber que você reconhece o trabalho dele, ou para nós, da Pedagogia, e para os futuros alunos pedagogos, para pensarmos em uma educação melhor para os jovens e crianças”. “Sua opinião será importante”, finaliza.

A FEC, que começou a ser realizada em 2000, é uma iniciativa do Centro de Orientação Profissional – COP da Uniara. Mais detalhes sobre a Feira podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/fec ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI