202403281854

Notícias

O agricultor: um dos pilares da sociedade

Publicado em: 27/07/2018

Neste sábado, dia 28 de julho, é comemorado o Dia do Agricultor, um dos pilares da sociedade, de acordo com o professor do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara - Uniara, Marcelo Ravelli.

“Precisamos entender que todos os produtores rurais trabalham com o solo e produzem da terra. São batalhadores e lutam contra todos os transtornos para garantirem um bom resultado. Um exemplo é que, atualmente, fatores climáticos têm desfavorecido a produção. Assim, são verdadeiros guerreiros, pois não é fácil produzir nessas condições”, destaca o docente.

Ele aponta que, para executarem suas tarefas, esses trabalhadores se modernizam, em questão de maquinário e de metodologias de produção. “Isso é importante, independentemente da classe, e eles devem buscar informações que lhes atendam, em dois sentidos: na conservação da área e da água, que são os fatores que limitam tudo”, diz.

Quanto ao conforto e à tecnologia, o professor lembra que a modernização agrícola trouxe mais segurança ao produtor. “As leis foram pensadas nesse quesito, além da questão da ergonomia em relação ao maquinário e a outros processos produtivos, o que agregou bastante e acabou trazendo uma melhoria final na produtividade”, explica.

Ainda quando o assunto é a modernização e o aumento da produção na agricultura, Ravelli comenta que, apesar desses processos, hoje existe um olhar mais atento para a sustentabilidade, “com produtos de origem natural e, por exemplo, em questão de máquinas, com tratores movidos a etanol - originário da cana -, metano, - de origem da decomposição -, ou biodiesel”. “A agricultura chegou no pico de excessos e está em fase de transição sustentável, por conta da tecnologia”, afirma.

Como mensagem para o Dia do Agricultor, o docente reforça que a importância desse trabalhador “é enorme, pois garante a segurança alimentar e, no caso da Uniara, acaba sendo objeto de estudo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente”. “Gostaria de parabenizá-lo pelo esforço e dedicação em se manter firme na profissão, e em se comprometer com a sociedade”, finaliza.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI