202403281801

Notícias

Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia da Uniara promove seu terceiro Fórum

Publicado em: 26/06/2018

O Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec da Universidade de Araraquara – Uniara promove seu “3º Fórum de Iniciação Científica” nos dias 15 e 16 de agosto, a partir das 8h, na unidade II da instituição (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro). As inscrições, gratuitas, serão abertas a partir do dia 1º de agosto, no endereço www.uniara.com.br/eventos/forum-picbiotec-2018, onde já consta a programação completa do evento.

“Trata-se da terceira edição, que contará com a apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Iniciação Científica - IC do PICBiotec, sendo que os novos apresentarão seus projetos, e os que já os têm em andamento irão expor os resultados obtidos até o momento”, explica a professora responsável pelo Programa, Flávia Aparecida Resende Nogueira. Após cada explanação, serão realizadas discussões sobre os temas abordados.

Ela explica que o objetivo é promover uma integração entre os diferentes grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM, ao qual o PICBiotec está vinculado “e, além disso, divulgar as diferentes linhas de pesquisas para toda a Uniara, afim de buscar, cada vez mais, alunos de IC”.

A importância do Fórum, segundo a docente, “está em estimular os estudantes no desenvolvimento de sua capacidade acadêmica de desenvolverem uma pesquisa científica, entenderem como realmente funciona essa comunidade, e compreenderem a relevância dos resultados desses trabalhos”.

“Percebo que, quando o aluno tem que apresentar seu trabalho, precisa estudar sobre o assunto que está sendo desenvolvido, e é quando o interesse maior em buscar outros artigos é despertado nele, para entender melhor o que está fazendo. É como se abríssemos seus olhos para a pesquisa e para a vida acadêmica. Acredito que o Fórum tem sido um ‘start’ para que entenda a verdadeira importância do desenvolvimento desses trabalhos”, aponta Flávia.

A professora lembra que o evento é para toda a Uniara, “especialmente para cursos da área de saúde e o de Engenharia de Produção, principalmente para estudantes de primeiro e segundo anos das graduações que tenham interesse em fazer uma IC”.

Outras informações sobre o “3º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec” podem ser obtidas pelo e-mail farnogueira@uniara.com.br ou também pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/forum-picbiotec-2018.

 

Processo seletivo do PICBiotec continua com inscrições abertas

Os interessados devem se inscrever pelo endereço www.uniara.com.br/picbiotec. O ingresso será feito por meio de duas etapas: a análise do histórico escolar e uma entrevista. A oportunidade é oferecida a alunos dos cursos pertencentes ao Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, e da graduação de Engenharia de Produção da Uniara.

O PICBiotec tem como objetivos principais: fortalecer a integração do PPGB-MRQM com a graduação, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa; despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os alunos mediante suas participações em projetos de pesquisa; proporcionar ao estudante, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, e estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa, além de aprimorar o processo de formação dos alunos visando à sua qualificação profissional para o setor produtivo.

São oferecidas 24 vagas, nas seguintes áreas de pesquisa: Medicina Regenerativa (oito vagas) e Química Medicinal (cinco vagas), ambas por meio do Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa – QUIMMERA (www.uniara.com.br/quimmera); em Biopolímeros e Biomateriais (cinco vagas), por meio do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat (www.uniara.com.br/biopolmat), e em Planejamento de Projetos e Produtos em Biotecnologia (seis vagas) – EPBio (www.uniara.com.br/epbio).

A divulgação dos aprovados será realizada no dia 13 de agosto, no endereço eletrônico www.uniara.com.br/resultados. Outros detalhes sobre o PICBiotec e o Edital do processo seletivo estão disponíveis também no endereço www.uniara.com.br/picbiotec.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI