202404161317

Notícias

Docentes da Uniara recebem canecas em projeto que visa à redução do uso de copos descartáveis

Publicado em: 13/06/2018

Nesta terça-feira, dia 12 de junho, o grupo de egressos do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara formado por Ana Carolina Silva, Carlos Sabino de Oliveira, José Augusto Pirangelo e Marina Gonçalves Lopes, juntamente com a professora da graduação, Mayla Willik Valenti Roese, e com o biólogo e técnico de laboratório, Eduardo Donato Alves, entregaram cerca de oitenta canecas a docentes, colaboradores e interessados em geral que passaram pela Sala dos Professores da unidade I da instituição. A iniciativa foi realizada a partir de um projeto dos ex-estudantes, elaborado em 2017, que busca promover a conscientização quanto à redução do uso de copos descartáveis.

“Percebi que os docentes ficaram bem animados. Quando recebiam as canecas, parabenizavam a ação. Mais tarde, a professora Mayla convidou os alunos do quarto ano do curso de Biologia, e os autores desse projeto realizaram uma palestra para eles, explicando como toda a ideia foi desenvolvida”, relata Alves.

Ele conta que, a partir da explanação, surgiram bastantes ideias e questionamentos, além de os presentes abordarem a questão financeira referente à aquisição de copinhos e de canecas, “ou seja, envolve gastos também, além da preservação do ambiente”. “O copo descartável entope bueiros, demora para se decompor e acaba se tornando partículas que são engolidas por peixes e outros animais. Isso pode até voltar para o ser humano, em sua alimentação”, diz.

A ideia, de acordo com Marina, nasceu devido a uma demanda da disciplina ‘Educação Ambiental’, ministrada por Mayla. “Foi feito um levantamento a partir da contagem do número de copos descartados na Sala dos Professores. Depois, chegamos a alguns dados e fizemos um cartaz mostrando o quanto isso significa por mês, na unidade, e em toneladas”, relembra.

Ana Carolina comenta que, a partir disso, surgiu a ideia de entregar canecas. “Conseguimos a verba por meio de uma ‘vaquinha’ organizada pela coordenadora do curso, Teresa Kazuko Muraoka, com os docentes da graduação, para confeccioná-las, fizemos cartazes, que foram afixados no recinto, com os dados levantados, e finalizamos o projeto”, diz.

Mayla destaca que a importância é ver que os próprios alunos pensaram em uma solução para a diminuição de resíduos. “Um copo de plástico dura segundos em nossas mãos, pois é jogado fora logo após seu uso. Os estudantes conseguiram confeccionar as canecas para incentivar os professores a usarem-nas. Qualquer pessoa pode adotar esse hábito, usar sua própria garrafinha, por exemplo, e enchê-la nos bebedouros”, diz.

A coordenadora da graduação de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka destaca que “a intenção, se os alunos deste ano aceitarem, é talvez estender isso para outras unidades da Uniara, já que é uma questão interessante, não só para o meio ambiente, mas para a instituição”, aponta.

Marina finaliza reforçando que a ação, “além de economizar, estimula a reflexão e a consciência ambiental”.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI