202403291023

Notícias

Formulações baseadas em biocelulose para aplicações médicas é tema de tese de doutorado da Uniara

Publicado em: 26/03/2018

“Novas formulações baseadas em biocelulose para aplicações médicas” é o título da primeira tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara - Uniara, pelo aluno Guilherme Pacheco Pereira, na última sexta-feira, dia 23 de março, na unidade II da instituição. O trabalho foi orientado pelo professor Hernane da Silva Barud.

“De maneira geral, a tese trata da aplicação de um biomaterial, a celulose bacteriana, que se difere da celulose de plantas por ser sintetizada a partir de bactérias, sendo um produto de origem biotecnológica. No projeto, a celulose foi aplicada para fins médicos, como um dispositivo para liberação controlada de fármacos, e também para a utilização como curativo, afim de acelerar a cicatrização”, explica Pereira.

Ele conta que, como conclusão, “pode-se confirmar a versatilidade da celulose para as propostas da tese”. “Sobre a relevância social, pelos resultados obtidos, foi possível confirmar a utilidade do biomaterial - celulose bacteriana - como excelente curativo, contribuindo para a perpetuação de sua utilização na área clínica”, destaca.

A defesa da tese de doutorado de Pereira foi a primeira realizada na Uniara. Para o estudante, a conquista “é de enorme satisfação e também gratidão, uma vez que consolida a universidade como grande potência na pós-graduação Stricto Senso e também na realização de um sonho pessoal”.

O orientador do trabalho, Barud, também está contente pelo feito do aluno. “Estou na Uniara desde 2013, e vi o programa de doutorado nascer. É emocionante também porque acompanhei o Centro Universitário transformar-se em Universidade. É uma honra fazer parte disso”, declara.

Mais informações sobre o PPGB-MRQM da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7348.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI