202404160516

Notícias

Formandas de Nutrição da Uniara criam livro de receitas sem glúten

Publicado em: 12/01/2018

As formandas do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Larissa Belarmino e Natália Cristine de Lima Santos, desenvolveram o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC intitulado “Manual de Receitas sem Glúten”, do qual foi originado o “Sem Glúten com Sabor”, um livro de receitas isentas de glúten, que traz adequação nutricional, fichas técnicas e cálculo nutricional de todas as receitas. Os trabalhos foram orientados pela docente da graduação Rita de Cássia Garcia Pereira.

De acordo com as estudantes foram elaboradas 55 receitas. “Fizemos o livro para apresentar de forma mais clara as receitas que são opções para um novo modo de alimentação que o celíaco deve desenvolver e também porque as matérias-primas sem glúten suprem as necessidades não apenas dos celíacos, mas também dos portadores de outras síndromes que levam a necessidade de sua exclusão da dieta”.

Elas contam que o nome do livro foi criado com base nos resultados das receitas, “que ficaram com os sabores similares aos da receita original”. “O teste das receitas foi realizado na Cozinha Experimental do curso de Nutrição da Uniara, com o intuito de desenvolver um manual de receitas isentas de glúten atendendo aos celíacos e consumidores em geral que são nosso público-alvo”, relatam.

Larissa e Natália contam que encontraram algumas dificuldades em achar alguns produtos no supermercado, “porém foi fácil de prepará-los”. “Observamos que as receitas ficaram com as texturas normais, que somente o glúten oferece. Assim, concluímos que substituir os ingredientes com algumas funções tecnológicas específicas com o glúten oferece melhor adesão da dieta e para não ser dificultada pela falta de alternativas alimentares ou pela falta de habilidade em cozinhar”, complementam.

“O glúten está presente na indústria de serviços de alimentação, pois são comumente adicionados durante o processamento dos alimentos. Ele é responsável pela estrutura das massas alimentícias. Para substituir a farinha de trigo por outras combinações é necessário farinhas e amidos sem glúten como: os provenientes do milho, da batata, do arroz e da mandioca, que contribuem com elasticidade e gomosidade às massas alimentícias”, explicam as alunas.

Segundo elas, a dieta sem glúten ajuda a reduzir os sintomas da doença celíaca, melhorando a qualidade de vida desses pacientes. “Já está disponível no mercado uma variedade de produtos sem glúten e é necessário uma reeducação alimentar para o celíaco, para que a alimentação não se torne algo monótono e seja sempre possível variar o cardápio. O nutricionista é o profissional responsável pela reeducação alimentar e ajuda no tratamento que é basicamente dietético”, finalizam.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas com Natália, por meio do e-mail nataliasantosnutri@hotmail.com. Detalhes sobre o curso de Nutrição da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI