202403280757

Notícias

Leitura de rótulos deve ser mais estimulada, segundo TCC de alunas de Nutrição da Uniara

Publicado em: 09/01/2018

As estudantes do quarto ano do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Bruna Franceschini Siqueira e Elisa Franceschini, desenvolveram a pesquisa “Leitura de rótulos: você sabe o que significa?” como Trabalho de Conclusão de Curso, orientadas pela professora Rita de Cássia Garcia Pereira. Como resultado, elas apontam que a leitura dos rótulos deve ser cada vez mais incentivada.

“Trata-se de um estudo sobre a avaliação da população de Araraquara em relação ao entendimento dos rótulos nutricionais dos alimentos industrializados, que devem informar os consumidores sobre suas propriedades nutricionais e auxiliar na compra e na escolha alimentar adequada”, explicam as alunas.

Para o experimento, a dupla comenta que contou com participantes do sexo feminino, entre 31 e 60 anos, solteiras, que cursaram o terceiro grau e que possuem uma renda familiar entre um e três salários mínimos. “As mulheres ainda são a maioria em presença nos supermercados, e ainda decidem o cardápio e a melhor escolha para a alimentação, tanto para elas mesmas, quanto para suas famílias”, esclarecem Bruna e Elisa, que lembram que as entrevistadas receberam um folder para auxílio.

Na pesquisa, elas revelam que a leitura dos rótulos é realizada pela maioria das entrevistadas - 66% -, que mostraram como principais motivos a preocupação com uma alimentação saudável e a redução de peso. Já a minoria - 34% - afirma não realizar a leitura por falta de tempo ou dificuldade de entendimento.

Ainda na conclusão, “nas tabelas nutricionais, são mais valorizados o sódio (44%) e o valor calórico (41%) do alimento”. “Em relação aos veículos de informação nutricionais, foi possível verificar que os profissionais da saúde estão cada vez mais sendo esquecidos, visto que a internet e os livros lideram esses meios. A grande importância no consumo dos alimentos se destaca pela qualidade (67%) e pelo sabor (67%) do produto. As participantes ainda afirmam encontrar com facilidade as informações nutricionais, porém, sentem falta da presença de letras maiores nas embalagens (45,22%) e explicações mais fáceis (44,59%) das informações presentes. Afirmam ainda que gostariam que um nutricionista estivesse presente nos supermercados para auxiliar na compra dos alimentos e esclarecer dúvidas”, detalham as estudantes.

A partir dos resultados, Bruna e Elisa colocam que o incentivo à leitura de rótulos é necessário “para conscientizar e auxiliar no consumo de alimentos benéficos e saudáveis”. “Deve-se estimular mais campanhas educativas, com o intuito de, cada vez mais, o número de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis seja menor, auxiliando na qualidade de vida”, finalizam.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI