202403290958

Notícias

Alunos de Mestrado em Engenharia de Produção da Uniara analisam resumos publicados em anais do CIC da universidade

Publicado em: 19/12/2017

Os estudantes do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara – Uniara, Hélio de Sena Gouvêa Omote e Matheus Dominguez Fernandes, se destacaram pela originalidade do tema de seu trabalho, intitulado “Análise dos resumos de mestrandos em engenharia de produção da Uniara publicados nos anais do CIC/Uniara (2009-2016)”, e foram premiados no XII Congresso de Iniciação Científica da instituição, realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, na unidade I da universidade.

“O projeto, orientado pela professora Vera Mariza Henriques de Miranda Costa, teve como objetivo identificar se a metodologia da pesquisa nos resumos foi informada de maneira compreensível - abordagem e estratégia -, e se o universo investigado foi relatado”, esclarecem os alunos.

A conclusão, de acordo com a dupla, é a de que há necessidade de maior precisão na estruturação e na formatação dos resumos pelos mestrandos, “ou seja, para que esse material transmita conhecimentos à comunidade escolar e motive a leitura dos textos produzidos, é importante haver maior rigor na caracterização metodológica informada”.

O estudo foi relevante, segundo Omote e Fernandes, pois “demostrou a fragilidade que existe na concepção de uma pesquisa”. “Escolher o método inadequado pode influenciar em seu resultado e também confundir a compreensão do leitor em relação aos objetivos que o pesquisador quis aprofundar. Em contrapartida, essa pesquisa ajuda os professores e a própria instituição a perceber pontos de melhoria que são possíveis de serem adaptados nos projetos futuros, fazendo com que sejam melhores estruturadas antes de publicações em periódicos e/ou congressos da área de interesse”, finalizam.

Informações sobre o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/mestrado ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI