Publicado em: 27/11/2017
Os vídeos “Boa ideia é contar pra todo mundo” e “Os benefícios da propaganda”, produzidos por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, estão no shortlist do projeto “Universidade no Ar”, promovido pela EPTV Central. A cerimônia de premiação será realizada no dia 7 de dezembro, às 20h, no Espaço 7 (rua Sete de Setembro, 1447, no Centro), em São Carlos.
O vídeo “Boa ideia é contar pra todo mundo”, que concorre na categoria “Top”, foi criado pelos alunos do quarto ano, Gustavo Augusto Bratefixe Candido da Silva, Helen Andrade, Leonardo Gava, Elizandra Mayara, Beatriz Pesce e Isadora Mancini.
“A proposta, quando começamos o roteiro, foi mostrar algumas coisas, deixar o espectador imaginar e fazer a revelação no final. Começamos a fazer brincadeiras e associações, por meio de sonoplastia, por exemplo, com marcas famosas e elementos vagos. Depois, abordamos a questão se é possível viver sem ter ideias e descrevemos um pouco do processo criativo. As maiores ideias surgiram porque foram compartilhadas, e não guardadas, por isso concluímos que a ‘Boa ideia é contar pra todo mundo’. Na amarração, tudo faz sentido”, explica Silva, em nome de seu grupo.
Para os integrantes, estar se formando e contando com um trabalho no shortlist de um concurso da EPTV “é uma auto provação muito grande da capacidade do grupo, e um diferencial no currículo”. “Penso que o material que entregamos, apresentaríamos a uma agência. É algo do qual temos orgulho de mostrar a outras pessoas, e evidencia que estamos saindo para o mercado de trabalho como profissionais, e não como recém-formados”, diz.
Na categoria “Trainee”, o vídeo “Os benefícios da propaganda”, desenvolvido pelos terceiranistas Carolina de Oliveira Cardoso, Carinha Pinheiro, Maria Gabriela Braga, Gustavo Deberaldine, William Ribeiro e Raquel Avolio é um dos concorrentes no shortlist.
“Na produção, procuramos falar dos benefícios da propaganda, que veio nos ajudar, por meio dos anúncios e de sua propagação”, conta Carolina. Ela revela que o grupo não esperava estar no shortlist. “Ficamos muito felizes e, como futuros profissionais, isso foi muito importante”, comenta.
Os trabalhos foram desenvolvidos nas disciplinas “Linguagem Publicitária” e “Produção Publicitária em TV e Cinema”, ministradas pelo professor Luis Paulo de Campos. “É uma forma de estimular os alunos a participarem desses concursos relacionados a vídeos, principalmente na área da publicidade, visto que é raro termos essas oportunidades na região. No terceiro ano, os estudantes já têm uma parte das aulas voltadas aos vídeos para o Laborex, e aproveitam para produzir esse com a temática da EPTV. Já para o quarto ano, que está finalizando o curso, é importante para o portifólio. Estarmos no shortlist já é motivo de grande alegria. Nas duas categorias, a Uniara emplacou seus trabalhos”, destaca.
Para a coordenadora da graduação, Eduarda Escila Ferreira Lopes, estar no shortlist “demonstra o interesse dos alunos por fazerem produções que homenageiam a profissão, sendo que, neste ano, eles se dedicaram para desenvolverem um vídeo sobre um tema novo, o ‘Dia Mundial da Propaganda’”.
Detalhes sobre o projeto “Universidade no Ar” estão disponíveis no endereço http://projetos.eptv.com.br/universidadenoar. Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI