202404161446

Notícias

I Simpósio de Saúde Pública de Araraquara aborda doenças infecciosas, crônicas e terapia fotodinâmica

Publicado em: 22/11/2017

O “I Simpósio de Saúde Pública de Araraquara”, organizado pelo professor do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara e diretor do Serviço Especial de Saúde de Araraquara - SESA, Walter Manso Figueiredo, juntamente com sua equipe do SESA, abordou temas relacionados com doenças infecciosas, crônicas e terapia fotodinâmica. O evento, em comemoração aos setenta anos do SESA, foi realizado nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, na unidade I da universidade.

“O encontro contemplou o que foi proposto. Foram apresentadas novidades de pesquisa sobre o uso da luz - a terapia fotodinâmica - em algumas patologias, não só em neoplasias, como também em doenças infecciosas. A atividade transcorreu como programada, mesmo com a ausência do professor de Física da USP de São Carlos, Vanderlei Bagnato, que pediu à sua assistente, Cristina Karachi, que domina a questão, que explanasse sobre o assunto”, relata Figueiredo.

Outro destaque dado pelo docente foi a palestra “Arboviroses emergentes e perspectivas para seu controle”, ministrada pelo professor do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo - USP, Expedito Luna, “que abordou as questões da dengue, zyka e chikungunya, bastante atuais”.

Já a obesidade foi assunto da palestra “Programação na vida intrauterina e desenvolvimento de doenças crônicas”, com a pesquisadora, professora e médica pediatra Patrícia Rondó, do departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. “A obesidade é um dos maiores problemas que temos na área de saúde pública. A docente tem um projeto de pesquisa sobre o assunto, na gestante e no feto, e contou sobre as novidades que estão acontecendo no país e no exterior, no sentido de entender a obesidade”, detalha o diretor.

O balanço do Simpósio, segundo Figueiredo, foi positivo. “Foi um evento bem interessante e o público gostou bastante do nível das palestras. Essa foi a primeira edição, porém, pretendemos manter esses encontros anualmente, trazendo assuntos que devem gerar interesse dos participantes, como alguma doença nova que eventualmente tenhamos contato. Também é provável que um dos temas seja a gripe Influenza, um assunto que temos a intenção de colocar em discussão”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI