202403290206

Notícias

Curso de introdução à biologia marinha, ministrado por professor da Uniara, está com últimas vagas disponíveis

Publicado em: 16/11/2017

Continuam abertas as inscrições para a edição de verão do “Curso de Introdução à Biologia Marinha”, promovido pela graduação de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara e pelo grupo Bióicos. A atividade será ministrada pelo professor Douglas Peiró, juntamente com o biólogo Eduardo Donato, o estudante Rodrigo Ilho e a doutora em Biologia Animal, Juliane Silberschmidt Freitas, entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Ubatuba. Restam poucas vagas.

A oportunidade é oferecida a quaisquer interessados, que devem se inscrever pelo endereço http://inscricoes.bioicos.com.br, onde há mais informações sobre o evento, além do valor do investimento.

Os objetivos são: fornecer, por meio de atividades teórico-práticas, subsídios para a melhor compreensão do ambiente marinho, de seus organismos e da interação entre eles; estimular a formação de um espírito crítico e científico; fornecer complemento à formação já adquirida, com aulas no ambiente natural, e apresentar os ambientes adjacentes ao marinho, como os manguezais, a restinga e os riachos litorâneos, em um total de trinta horas de atividades complementares, necessárias para a formação do futuro biólogo ou de qualquer outro profissional interessado na área.

Para a viagem, os participantes deverão providenciar: roupas de cama e de banho; tênis para atividade de campo com cadarço, ou bota de mergulho; roupas para atividades de campo; boné/chapéu; capa de chuva; par de luvas de proteção para as atividades de campo; repelente contra insetos para pele, e elétrico, para o quarto; protetor solar; RG, carteirinha de estudante, se tiver; equipamento para mergulho livre (máscara, snorkel) e, opcionalmente, nadadeiras; cantil ou squeeze; caderno e lápis, e mochila. Faca com bainha (ou canivete) e lanterna são itens opcionais.

Outros detalhes podem ser obtidos pelo e-mail bioicosmarinha@gmail.com ou pelo link https://goo.gl/qN8pgT.

 

Programa

- Aulas teórico-práticas nos ambientes marinhos e adjacentes: costão rochoso, praia arenosa, manguezal (estuário), e restinga;
- Aula prática sobre técnicas de mergulho livre;
- Aula sobre os organismos planctônicos, com coleta e estudo em laboratório;
- Aula sobre o movimento dos oceanos (marés, ondas e correntes) e influência na zonação mareal.
- Aula sobre a influência antrópica sobre os oceanos e mudanças climáticas;
- Visita ao Aquário de Ubatuba;
- Visita ao Projeto Tamar Ubatuba – tartarugas marinhas.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI