Notícias
Professores de Arquitetura e Urbanismo da Uniara participam de mesa-redonda na Semana do Patrimônio Histórico
Publicado em: 09/10/2017
No dia 20 de outubro, os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, João Carlos Geraldo e Maisa Fonseca de Almeida, participarão, juntamente com a docente do IAU-USP, Joana D’arc de Oliveira, da Semana do Patrimônio Histórico, que será promovida entre os dias 16 e 21. A mesa-redonda com os professores da universidade, intitulada “Memórias, tradições e construções”, marca a abertura da I Conferência Municipal de Patrimônio Histórico. A atividade será realizada às 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro).
Geraldo conta que a atividade marcará o fechamento da Semana “com uma conferência sobre conservação de patrimônio, no sentido amplo da palavra”. “Devo iniciar a explanação, falando sobre caracterização da paisagem e conceitos gerais de conservação de patrimônio natural. As outras convidadas abordarão o patrimônio imaterial, e o urbanístico e arquitetônico”, relata.
Maisa comenta que, “diante dos novos paradigmas da conservação do patrimônio, relacionados à globalização, à mercantilização, às indústrias culturais, ao turismo, aos novos modos de habitar, à identidade do local e do lugar nas cidades, cabe aos órgãos de preservação identificar, proteger e difundir seus bens culturais materiais e imateriais, indispensáveis para a identidade de um povo em seu espaço”.
“Nesse contexto, é importante salientar a necessidade de uma atuação técnica fundamentada no conhecimento, na experiência e na vivência no campo da preservação, e que deve atender ao interesse coletivo. Para tanto, discutiremos sobre a constituição de uma paisagem cultural na cidade, que não é restrita apenas ao limite das áreas de tombamento ou protegidas por instrumentos legais, centralizadas na cidade, mas que estão presentes em outras áreas do município e que fazem parte da memória da população”, explica a docente.
Muitas vezes, segundo ela, esse patrimônio cultural é carente de proteção e de políticas de preservação, “e faz-se necessário investigar sobre ele junto à população, por meio de processos participativos, buscando a sua valorização e preservação para as gerações futuras”.
A Semana do Patrimônio Histórico, que tem como tema “Dos campos de Aracoara à contemporaneidade: memórias, tradições e construções”, é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Palentológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara – COMPPHARA, e tem a Uniara como um de seus apoiadores.
Outros detalhes sobre o evento estão disponíveis no link https://goo.gl/o5Zdgj. Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Últimas notícias:
- 02/10/2026 - Parceiros da Escola da Uniara recebe alunos do ensino médio de escola particular;
- 02/10/2026 - Alunos de Biologia da Uniara realizam visita técnica nas Ilhas Cananéia, do Cardoso e Ilha Comprida ;
- 02/10/2026 - Alunos de Direito da Uniara realizam visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado;
- 02/10/2026 - Reitor da Uniara participa do II Internacional Experience CONPEDI ;
- 02/10/2026 - Docente e egressos do Mestrado em Educação da Uniara participam do IX Congresso Brasileiro de Educação;
- 02/10/2026 - Arquitetura e Urbanismo da Uniara promove sua Semana de Estudos;
- 01/10/2026 - Biologia da Uniara promove o seu 16º Biologia em Foco;
- 30/09/2026 - Pedagogia da Uniara promove 2ª roda de conversa com gestores da educação básica;
- 30/09/2026 - Docente de Fisioterapia da Uniara participa do XII Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia;
- 30/09/2026 - Comitê de Ética em Pesquisa da Uniara divulga as diretrizes para a submissão de novos projetos de pesquisa;
- 29/09/2026 - 3º Med Experience Uniara é um sucesso;
- 29/09/2026 - Uniara participa do 4º Encontro de Gerações ;
- 29/09/2026 - Uniara divulga calendário da capela universitária de Nossa Senhora de La Antigua;
- 28/09/2026 - Engenharia Agronômica da Uniara promove a sua XVII Semana da Agronomia;
- 28/09/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara participam de palestra sobre Inteligência Artificial em produções audiovisuais;
- 28/09/2026 - Coordenadora de Design de Moda da Uniara participa do II Jaraguá Fashion Meeting;
- 28/09/2026 - Posto Sebrae Aqui da Uniara continua com atendimentos gratuitos à população;
- 25/09/2026 - Alunos de Estética e cosmética da Uniara participam de minicurso sobre IA;
- 25/09/2026 - Uniara promove rodas de conversa sobre saúde mental com seus colaboradores;
- 25/09/2026 - CIEPesquisa Uniara promove seu XXI Congresso de Iniciação Científica em outubro;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




