202404191216

Notícias

Na Uniara, Pré-Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável e de Segurança Alimentar e Nutricional define propostas e delegados para a I Conferência

Publicado em: 25/09/2017

Na Pré-Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável e de Segurança Alimentar e Nutricional de Araraquara, promovida na última sexta-feira, dia 22 de setembro, na unidade I da Universidade de Araraquara – Uniara, foram definidos cinco propostas e os dez delegados que irão representá-las na I Conferência, que leva o mesmo nome e está agendada para o dia 26 de outubro.

“O objetivo foi elaborar, discutir e defender ideias relacionadas à temática ‘Da terra ao prato: Comida de verdade!’ e seus eixos norteadores: produção e comercialização dos alimentos, acesso da população e educação alimentar para o consumo inteligente”, explica a pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – Nupedor e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Uniara, e uma das organizadoras do evento, Daiane Roncato Cardozo.

Ela comenta que esse tipo de encontro é necessário e importante para a elaboração, implementação e, principalmente, avaliação e monitoramento de políticas públicas, “sendo, nesse caso, as que contribuem para a construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araraquara”. “É um espaço democrático de construção coletiva a respeito de questões mundiais, regionais e locais emergentes, como produção, comercialização, acesso, disponibilidade e consumo adequado dos alimentos, envolvendo problemáticas que vão desde o manejo dos recursos naturais, modelos de produção e comercialização ao acesso a alimentos de qualidade e educação alimentar e nutricional, o que demanda mais iniciativas e efetividade da gestão pública, bem como da comunidade”, destaca.

O evento contou com a inscrição de discentes, docentes, pesquisadores, conselheiros municipais e estaduais, além da presença da equipe do Censo Agro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE que, de acordo com Daiane, após as diversas questões pontuadas pelos palestrantes, reuniram-se em grupos de discussão e definiram as cinco propostas mais votadas e os dez delegados para representá-las na Conferência Municipal.

A Pré-Conferência foi mediada pela pesquisadora, juntamente com coordenadora de Agricultura, Silvani Silva, o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta, e os membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSAN, Tiago Castro e a professora da Uniara, Denise Chedieck.

Informações sobre o Nupedor e o PPG-DTMA da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI