202403280534

Notícias

Professor da Uniara participa de workshop sobre Políticas de Desenvolvimento Rural da Unesp de Rio Claro

Publicado em: 08/09/2017

O professor do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, João Carlos Geraldo, foi convidado pelo Centro de Análise e Planejamento Ambiental - CEAPLA e pelo Núcleo de Estudos Agrário - NEA da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/DEGEO/IGCE – Unesp, campus Rio Claro, para participar do “VII Workshop Políticas de Desenvolvimento Rural: Desafios e Práticas para a implementação do Turismo em Área Rural e da Agricultura Natural”, no dia 19 de setembro, a partir das 8h, em Ipéuna.

O docente, que será o responsável pela exposição “Turismo em Área Rural: desafios e práticas”, explica que existe um trabalho de mapeamento de pequenas propriedades na região, com o objetivo de fazer um levantamento de seu potencial para o turismo rural. “São 350 pequenas propriedades familiares dentro da configuração metodológica com a qual trabalhamos. Um questionário extenso está sendo aplicado, no qual toda a estrutura da propriedade é radiografada - parte física, como funciona e tipo de rendimento, além de muitas outras informações”, detalha.

A partir disso, Geraldo conta que os dados são colocados em gráficos e que, por conta desse projeto, a prefeitura de Ipeúna, juntamente com a Unesp de Rio Claro, montaram o workshop. “A ideia é mostrar as possibilidades do turismo, junto com a questão da agricultura orgânica. Neste ano, serão abordados dois eixos do trabalho, sendo esse, da agricultura orgânica, e o outro, que irei ministrar, ao lado de um turismólogo, sobre o turismo rural. Conjuntamente a isso, foi produzida uma cartilha, que será distribuída ao público, com as duas vertentes explicadas”, revela.

A parte do conteúdo da cartilha escrita pelo professor foi baseada em desenhos de crianças. “O material tem uma montagem interessante, pois é feito em cima de desenhos de como elas enxergam o agricultor orgânico e o turismo rural. Esses desenhos é que deram o norte da montagem. Portanto, não tem uma linguagem acadêmica, mas sim uma acessível para o público leigo”, finaliza.

O VII Workshop é apoiado pelo Departamento de Geografia e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do IGCE/Unesp/Rio Claro, e pela Prefeitura Municipal de Ipeúna.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI