202404190607

Notícias

Ex-aluna de Manipulação de Produtos Veterinários da Uniara tem artigo publicado em revista especializada

Publicado em: 06/09/2017

A ex-aluna do curso de pós-graduação a distância em Manipulação de Produtos Veterinários da Universidade de Araraquara – Uniara, Juliane Farinelli Panontin, teve um artigo sobre seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientado pelo professor José Ricardo Soares de Oliveira, publicado na Revista Científica de Medicina Veterinária. O texto, intitulado “Formulações magistrais veterinárias tópicas e de via oral para o tratamento de alergias em cães”, pode ser acessado no link https://goo.gl/Gzjqxt.

“Concluiu-se que preparações manipuladas especialmente para cães, utilizando flavorizantes que agradam seu paladar, como biscoitos, soluções pour on, xampus, etc, podem ser utilizadas para incorporar fármacos prescritos para dermatite atópica. Além disso, matérias primas destinadas a uso humano, como as ceramidas, podem ser incorporadas em xampus para aliviar os sintomas da enfermidade e ajudar na reestruturação da camada córnea”, explica Juliane.

Ela aponta que a relevância social do trabalho está no fato de os animais, na atualidade, serem tratados como membros da família e demandarem cuidados específicos. “Quando o cão tem uma doença crônica, como a dermatite atópica, os tutores buscam aliviar os sintomas de modo que ele não sofra para tomar a medicação. O uso de formas veterinárias, como o biscoito flavorizado com essência de carne, por exemplo, faz com que o animal não rejeite a medicação, melhorando a adesão ao tratamento”, destaca.

Em sua opinião, o farmacêutico tem um papel fundamental na adesão ao tratamento animal. “É muito interessante o contato com o profissional prescritor, no caso, o médico veterinário, para adequação e elaboração de formulações palatáveis aos animais”, observa a ex-estudante.

Para a coordenadora da pós-graduação, Thalita Pedroni Formariz Pilon, “ter um TCC publicado em uma revista especializada mostra a qualidade do curso, dos dirigentes do ensino a distância da universidade, do docente que a orientou, e claro, da aluna, que é dedicada e mostrou muito empenho no desenvolvimento do estudo”.

Informações sobre a pós-graduação a distância em Manipulação de Produtos Veterinários da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI