[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 14/02/2017
As professoras do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriana Aparecida Mendes, Cibele Correia Semeão Binotto, Silvia Helena Tognoli e Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira, e a ex-docente da instituição, Aline Helena Appoloni Eduardo, são as autoras do trabalho “Efeito da simulação ‘in situ’ no conhecimento sobre o manejo de resíduos de serviços de saúde de graduandos em enfermagem: resultados preliminares”. A pesquisa foi apresentada por Aline no “I Simpósio Internacional de Simulação Clínica da Associação Brasileira de Simulação na Saúde – Abrassim”, em São Paulo, no final de 2016.
Adriana conta que é possível afirmar que a simulação foi eficaz para a aprendizagem dos alunos, “pois foi uma estratégia inovadora para o aprendizado sobre essa temática, geralmente pouco explorada nas instituições de ensino”.
Além disso, segundo ela, “esse cenário mostrou-se eficaz para ser incorporado no ensino de graduação de Enfermagem como treinamentos sobre Resíduos de Serviços de Saúde - RSS para profissionais da área atuantes em estabelecimentos de assistência à saúde”.
Para o desenvolvimento do trabalho, a professora lembra que dez alunos do terceiro e quarto anos da graduação fizeram parte da pesquisa. “Eles responderam um questionário sobre o conhecimento dos tipos e manejo de RSS e, em seguida, vivenciaram uma simulação que abarcou a temática. Essa simulação foi realizada em uma instituição hospitalar, campo de aulas práticas dos estudantes que, após a atividade, participaram do debriefing, uma rápida entrevista, e responderam novamente ao questionário”, detalha.
Adriana ressalta que o estudo descreve a utilização da aprendizagem experiencial para o ensino sobre RSS no ambiente hospitalar, “valorizando a importância da utilização de metodologias de ensino capazes de proporcionar debates e reflexões durante o processo de formação acerca das questões ambientais e ecológicas relevantes em nossa realidade de atuação”.
Os participantes do Simpósio consideraram inovadora a estratégia de ensino sobre RSS, de acordo com ela. “Trata-se de uma questão relevante nas instituições de saúde, levando em conta o contexto de que é necessário o conhecimento sobre os tipos de resíduos gerados e do seu correto manejo”, finaliza.
Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre a Abrassim estão disponíveis no endereço www.abrassim.com.br.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI