202504252105

Notícias

Sorvete: quem tem restrições alimentares também pode consumi-lo de forma saudável

Publicado em: 23/09/2015

Nesta primavera com cara de verão, o calor faz com que as pessoas consumam mais alimentos refrescantes. Entre as delícias está o sorvete. Porém, algumas pessoas podem se sentir limitadas para consumi-lo devido a restrições alimentares ou mesmo a doenças como o diabetes. A professora do curso de Nutrição do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Rita de Cássia Garcia Pereira, dá dicas de como consumir o alimento de forma saudável.

Ela comenta que o sorvete de massa é uma excelente fonte de energia e cálcio, “pois contém leite, que é a maior fonte de cálcio proveniente dos alimentos”. “Os de frutas são à base de água, menos calóricos, porém, contêm frutas em sua composição, ótima fonte de vitaminas e minerais. Além disso, é refrescante, podendo ser servido como sobremesa para aqueles que necessitam fazer uma dieta mais restritiva em função de consumo calórico”, aponta a docente, mencionando que o sorvete com pedaços de frutas são mais saudáveis.

No verão, segundo a docente, o consumo de sorvetes light e diet é alto, “lembrando que há uma versão diet com menos teor calórico para os que têm restrições alimentares quanto a calorias”. “Pode-se consumir aqueles com leite com baixo teor de gordura, quando a pessoa optar por sorvete de massa”, afirma.

Apesar dos benefícios do sorvete, não se deve exagerar na hora do consumo. “Nada é saudável em grandes quantidades. Todo alimento deve ser dosado para qualquer indivíduo. Devemos lembrar que o sorvete tem açúcar e, portanto, os diabéticos não devem tomá-lo em quantidades acima do permitido. Além disso, pode ser servido como sobremesa, mas se puder dar preferência a frutas, é o ideal”, aconselha Rita.

No entanto, para quem não abre mão do sorvete, ela sugere o de frutas, que é à base de água, e com açúcar diet, e alerta, de maneira geral, que pessoas com qualquer intolerância ou restrição alimentar devem sempre ler o rótulo antes de consumir um alimento.

Para aqueles com intolerância à lactose e/ou ao glúten, por exemplo, uma sugestão é produzir o sorvete de forma caseira. Na internet é possível encontrar várias receitas.

Alunos da graduação de Nutrição da Uniara desenvolveram uma receita de picolé de chocolate para pessoas com problemas de diabetes, e também uma receita funcional de um frozen iogurte com frutas vermelhas, da qual o sorvete faz parte.

Informações sobre o curso podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Receitas


Picolé de chocolate de liquidificador - Eder e Monise

Ingredientes:
500 ml de leite semi-desnatado ou desnatado
6 colheres de sopa de adoçante culinário
7 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de liga neutra
1 colher de chá de emulsificante
Rende até 10 porções
Calorias por porção: 42 Kcal

Modo de Preparo:
Base do Sorvete: no liquidificador, coloque o açúcar, o leite e a liga neutra. Bata por 1 minuto, Adicione o cacau em pó e bata por mais 1 minuto. Despeje em uma vasilha e leve ao congelador por 1 hora. Depois, coloque o conteúdo no liquidificador acrescente o emulsificante e bata por mais 3 minutos. Depois despeje o conteúdo nas vasilhas, forminhas, ou copinhos de plástico (coloque o palito) e leve ao congelador por mais 5 horas.

 

 

Frozen iogurte com frutas vermelhas - Julia e Patrícia

Ingredientes:

Calda:
1 xícara de chá de frutas vermelhas variadas
½ xícara de chá de açúcar

Sorvete:
2 potes de iogurte natural
1 lata de creme de leite light

Modo de preparo:

Sorvete: misture o iogurte com o creme de leite em uma tigela não muito funda. Passe para uma forma de bolo inglês e leve ao freezer, coberto com papel alumínio, por cerca de 8 horas.

Calda: leve as frutas ao fogo com o açúcar e deixe ferver. Retire do fogo e deixe esfriar. Monte as taças com bolas de frozen iogurte cobertas com a calda de frutas vermelhas.

Modo de servir:
Corte o sorvete em fatias e sirva com a calda.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI