De onde vêm as inovações? Como desenvolver um produto de sucesso? O processo não é trivial, pois depende da integração entre empresa, pessoas, máquinas, processos, enfim depende da orquestração de muitos elementos, os quais devem estabelecer uma sincronia entre os desejos do mercado e o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos que possam satisfazer, ou superar, essas necessidades.
O Processo de Desenvolvimento de produtos (PDP) pode ser representado por modelos que estruturam todos os elementos envolvidos no processo. Um modelo utilizado no Brasil, como referência para o PDP, é o unificado de Rozenfeld et al. (2006). Esse modelo divide o PDP em três grandes macrofases: pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento.
A necessidade de conhecer e entender a importância desse processo para a geração de inovação, incentivou o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia a incluir o tema como uma disciplina obrigatória. Esta foi uma maneira de fomentar o empreendedorismo acadêmico e direcionar o foco das pesquisas acadêmicas para a realidade do mercado.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI