As Qualificações Oferecidas: Competências e Habilidades
Módulo I - Qualificação Profissional em Introdução ao Mercado Turístico
Competências:
- Identificar e avaliar os meios e recursos disponíveis, além das oportunidades mercadológicas;
- Identificar, selecionar e avaliar espaços e equipamentos para recreação;
- Identificar e prever serviços pessoais e turísticos;
- Verificar e avaliar os sítios e atrativos turísticos adequados à demanda;
- Organização de informação a clientes;
- Realizar controle de oferta e demanda nos produtos e serviços turísticos;
- Realizar aferições junto aos clientes sobre a satisfação em relação aos produtos e/ou serviços turísticos.
Habilidades:
- Comunicar-se com os clientes a fim de adequar a oferta às necessidades e expectativas deles;
- Utilizar dados e indicadores socioeconômicos, além de informações turísticas;
- Adequar as ofertas aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas da demanda;
- Apresentar os produtos ou serviços;
- Aplicar e estudar resultados de pesquisas para diagnosticar opinião sobre serviços;
- Controlar a qualidade dos produtos e serviços.
Módulo II - Qualificação Profissional em Prática de Guiamento I
Competências:
- Elaborar planos de recepção de turistas, contatando órgãos públicos e infraestruturas turísticas necessárias como: hotéis, restaurantes, transportes e outros;
- Implantar projetos de eventos dentro de hotéis e restaurantes;
- Conhecer as formas de divulgação;
- Cuidar para que as normas de segurança sejam respeitadas.
Habilidades:
- Operacionalizar as fases de pré, trans e pós-evento;
- Fazer contato com a mídia para divulgação;
- Divulgar para os turistas as possibilidades de hospedagem, transporte, alimentação e lazer que estão integradas ao evento;
- Articular outros profissionais prestadores de serviços e produtos;
- Elaborar cronograma de viagem turística;
- Receber, orientar e conduzir turistas;
- Coordenar e supervisionar os serviços de terceiros.
Módulo III - Qualificação Profissional em Prática de Guiamento II
Competências:
- Desenvolver atividades respeitando a legislação vigente, principalmente o Código de Defesa do Consumidor;
- Conhecer os conceitos de recursos e atrativos turísticos;
- Desenvolver as fases dos inventários turísticos através de aplicação de fichas técnicas, questionários e pesquisa de gabinete;
- Implantar as fases determinadas nos planejamentos turísticos, acompanhando a construção e organização da estrutura envolvida seja física ou humana;
- Desenvolver a venda e acompanhamento de grupos a roteiros ou projetos turísticos;
- Controlar os recursos financeiros dos projetos;
- Selecionar e treinar os recursos humanos necessários para os projetos;
- Elaborar recepção dos clientes incluindo a preparação de comunicação em língua inglesa e espanhola.
Habilidades:
- Elaboração e aplicação de questionários estruturados ou não estruturados;
- Visitas aos atrativos para acompanhamento do desenvolvimento dos projetos;
- Organização de cursos e preparação prática para treinamentos;
- Elaboração de livros de controle financeiro dos projetos;
- Controle de fornecedores e produtos;
- Realizar visitas de divulgação dos projetos;
- Receber as pessoas que participarão dos projetos como funcionários e clientes proporcionando aos mesmos, informações e orientações;
- Controle de aplicação de normas de segurança e legislações vigentes;
- Controle de qualidade dos produtos e serviços turísticos.