[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 23/12/2024, retornando às atividades no dia 02/01/2025, às 13h00.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, das 09h00 às 14h00, será disponibilizado um plantão na Central de Candidato para matrículas e inscrições para o vestibular.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
A Universidade de Araraquara lança uma nova opção aos profissionais da área de Saúde e Ciências Humanas e Sociais: o curso de Especialização em Psicologia Clínica – Terapia Cognitivo-Comportamental.
A proposta do nosso curso é desenvolver um aprimoramento teórico em temáticas relacionadas às questões filosóficas das linhas teóricas da comportamental e cognitiva e sobre o atendimento clínico, bem como dos procedimentos interventivos nas diversas demandas psicopatológicas e com os diversos grupos humanos. Desta forma, este curso se propõe a fornecer subsídios ao profissional que deseja se atualizar nesta área do atendimento clínico.
Este curso é direcionado para profissionais como psicólogos, professores, pedagogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos e graduados que desejam atualizar-se na temática e obter maior conhecimento sobre a abordagem cognitivo-comportamental.
Ana Cristina Alves Lima possui graduação em Psicologia (2000) pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas e mestrado em Psicologia Escolar (2003) pela mesma Instituição. É doutoranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8173096954364924
Ana Irene Fonseca Mendes possui graduação em Psicologia (1997) pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado (2001) e doutorado (2008) em Psicobiologia também pela USP.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7754518618982180
Edileia Pereira dos Santos possui graduação em Pedagogia (2007) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, especialização em Psicopedagogia (2010) pela UNICEP, mestrado (2016) e doutorado (2019) em Educação Escolar também pela UNESP (2019).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4771736604417171
Isabela Lamante Scotton possui graduação em Psicologia (2014) pela Universidade de São Paulo - USP. Tem especialização em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo-Comportamental (2018) pelo Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde de Rio Preto - IPECS e é mestranda em Psicologia também pela Universidade de São Paulo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0870574179493297
Janaína Bianca Barletta possui graduação em Psicologia (1999) pela Universidade de Brasília - UnB, especialização em Psicologia Clínica da Saúde (2001) pela UnB e em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2011) pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FELUMA. É mestre em Psicologia (2003) pela UnB e doutora em Ciências da Saúde (2014) pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Tem pós-doutorado em Psicologia (2019 e 2021) pela Universidade de São Paulo - USP.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5492676188327745
Juliene de Cássia Leiva possui graduação em Psicologia (1995) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado em Educação Especial (1998) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, especialização em Formação de Professores para Cursos Semipresenciais e de Educação a Distância (2013) pela UNESP e doutorado em Educação Escolar (2017) pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1999.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5729434450786512
Ao concluir o curso, nosso objetivo é que o egresso esteja apto a conhecer e analisar os diferentes transtornos e suas respectivas formas de tratamento, aplicar os conhecimentos na prática clínica e desenvolver projetos na abordagem do curso.
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 135 |
Fundamentos da Psicologia | 18 |
Bases Epistemológicas, Teóricas e Empíricas da Psicoterapia Cognitiva | 36 |
Bases Epistemológicas, Teóricas e Empíricas da Psicoterapia Comportamental | 36 |
Psicopatologia Cognitiva e Comportamental | 36 |
Possibilidades de Intervenção em Cognitivo-comportamental | 9 |
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 126 |
Teoria Cognitivo-comportamental e Transtornos de Humor | 27 |
Teoria Cognitivo-comportamental e Transtornos de Ansiedade | 54 |
Teoria Cognitivo-comportamental e Transtornos Sexuais | 18 |
Teoria Cognitivo-comportamental: Um Olhar para Crianças e Adolescentes | 27 |
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 63 |
Teoria Cognitivo-comportamental e Saúde Mental | 27 |
Teoria Cognitivo-comportamental e Intervenções Transdiagnosticais | 18 |
Temas Contemporâneos e Teoria Cognitivo-comportamental | 18 |
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
Total | 36 |
Metodologia do Trabalho Científico | 18 |
Prática do Ensino Superior | 18 |
LIBRAS (optativa)* | 18 |
* Disciplina Optativa cobrada separadamente.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC (OPTATIVO)*
*O TCC é opcional conforme legislação vigente e terá custo adicional.
**Esta estrutura curricular poderá sofrer melhorias e alterações.
Ligue ou fale pelo whatsapp (16) 99721-2418 para ter mais informações sobre o curso e descontos.
Confira aqui a relação das empresas conveniadas.
Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.
Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
Deixe sua mensagem abaixo:
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI