202112032010

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

/cursos/ead/graduacao/ciencia-do-consumo/ 20615 222 EAD Graduação 2 Ciência do Consumo Graduação Premium (aulas ao vivo)

Formação: Tecnológico

Modalidade: EAD

Período: Noturno

Duração: 2 anos

Novo Curso

Ciência do Consumo

O Curso

O Curso de Ciências do Consumo atende a necessidade da sociedade contemporânea em estudar as mudanças ocorridas nos contextos dos comportamentos. A globalização, somada ao ritmo acelerado da tecnologia e a fusão com a internet, possibilitou os avanços tecnológicos que impuseram à sociedade uma nova cultura, reformulando o modo como os indivíduos passaram a interagir entre si, principalmente na comunicação, no relacionamento, no aprendizado, nas compras e na troca e no acesso às informações. A junção dos espaços reais e virtuais passou a ser uma realidade e contribuiu ainda mais para a construção de uma sociedade que anseia pelo conhecimento científico, psicológico e mercadológico que as rodeia em seu cotidiano.

Como resultado, a cultura do consumo na atualidade contribui para formar sujeitos que se constituem a partir do meio, onde essa lógica vem ganhando espaço, pois é nesse momento que o consumo passa a ser o eixo central do desenvolvimento econômico e dos processos culturais. Portanto, faz-se necessário compreender que a marca da identidade contemporânea perante o desenvolvimento do consumo está relacionada ao sentido das vivências do ser humano.

Na área da Ciência do Consumo, o futuro profissional poderá fazer pesquisa para investigar o comportamento do consumidor e as tendências de mercado. Também será capacitado para administrar projetos de impacto social, em órgãos públicos ou privados, e orientar, através da comunicação mercadológica, o consumidor sobre crédito e investimentos e a respeito de seus direitos perante a legislação.

Mercado de Trabalho

No mercado de trabalho, as empresas querem saber o que mais atrai os clientes, além de como mantê-los. Em uma organização, este profissional será responsável por pesquisar o comportamento dos consumidores e as novas tendências do mercado, gerir os impactos sociais e encontrar formas de orientar os consumidores quanto aos seus direitos diante a legislação.

O cientista do consumo poderá atuar nos seguintes locais:

  • Institutos de pesquisa;
  • Companhias de investigação do consumidor;
  • Empresas de Marketing geral e/ou Marketing Digital;
  • Consultorias;
  • Organizações não governamentais (ONGs).

Matriz Curricular

1º Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 450
Empreendedorismo 50
Gestão de Projetos 50
Sustentabilidade e Qualidade de Vida 50
Direitos Humanos 50
Cultura Digital 50
Comportamento do Consumidor 50
Cultura e Sociedade 50
Meio Ambiente 50
Tendências de Mercado 50
2º Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 500
Planejamento e Estratégia de Estudos 50
Tópicos de Pesquisa Científica 50
Comunicação e Expressão 50
Diversidade e Relações Étnico-Raciais 50
Ética e Cidadania 50
Linguagem, Meios e Significados (Semiótica) 50
Introdução às Ciências do Consumo 100
Estratégias Digitais em Tecnologias e Consumo 100
3º Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 550
Gestão das Organizações de Consumo Coletivo - Públicas e Privadas 50
Direito das Relações de Consumo (Civil, Processual, Comercial, Administrativo e Penal) 50
Marketing Estratégico e Comunicação Visual 50
Economia e Administração dos Recursos Comportamentais 50
Neuromarketing e Psicologia Cognitiva aplicada ao Consumo 100
Antropologia do Consumo 50
Projeto Integrado I 150
Metodologia de Pesquisas em Estudos do Consumo 50
4º Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 650
Fundamentos de Raciocínio Lógico e Analítico 50
Estratégia e Gerenciamento Ominichannel (CRM / Métricas) 50
Arquitetura da Informação e Business Intelligence (DataWarehouse / Big Data / Inteligência Artificial) 100
Análise Estratégica de Tendências de Consumo em Marcas e Varejo 50
Projeto Integrado II 400

Conheça o EAD Premium

Para você que busca uma graduação de qualidade, convivência da sala de aula no digital e necessita de flexibilidade, a EAD Premium Uniara possui toda credibilidade e inovação que você precisa.

A metodologia avançada do modelo EAD Premium permite que o processo de ensino e aprendizagem ocorra mediado pelas mais recentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O curso é organizado e oferecido por meio de uma plataforma repleta de ferramentas tecnológicas que auxiliam pedagogicamente e possibilitam interações síncronas (aulas ao Vivo) e assíncronas (aulas Replay) entre professores e alunos, acesso aos materiais de apoio e a biblioteca digital.

As aulas acontecerão no formato ao Vivo e/ou por Replay, em que os estudantes poderão aprender de forma interativa, colaborativa e em tempo real ou no modo reprise, proporcionando flexibilidade nos estudos, permitindo conciliar a graduação com o trabalho e outras atividades da rotina do estudante.

Além das interações em videoconferências, os estudantes terão acesso ao A.V.A (Ambiente Virtual de Aprendizagem), em que poderão participar das atividades propostas, interagir de forma ao Vivo ou por Replay, acessar material de apoio, tirar possíveis dúvidas e acompanhar os informes disponibilizados para o curso.

Conheça as vantagens do EAD Premium:
  • Aulas ao Vivo, com interação em tempo real entre professores, colegas e acesso total às videoconferências, materiais e atividades;
  • Aulas Replay, com interação entre professores, colegas e acesso total às reprises das videoconferências, materiais e atividades disponibilizadas na aula ao Vivo;
  • Sala de aula digital com interação em tempo real ou por Replay;
  • Conteúdos próprios e atualizados periodicamente;
  • Flexibilidade, conforto, comodidade e credibilidade;
  • Interação com professores especialistas, mestres e doutores;
  • Aulas personalizadas, dinâmicas e fáceis de serem acessadas;
  • Oportunidade para descobrir e desenvolver novas habilidades;
  • Mesmo diploma da graduação presencial.

Polos

Confira abaixo nossos polos de apoio às atividades pedagógicas:

  • Alfenas-MG - Lh Certificadora De Idiomas
    Rua Juscelino Barbosa, 1597 - A , Centro
  • Americana-SP - Colégio Tecnico Visão
    Rua Fernando Camargo, 611 ANEXO 615/617, Centro
  • Araraquara-SP - Uniara
    Rua Carlos Gomes, 1338 , Centro
  • Bauru-SP - Athena Centro Educacional
    Rua Doutor Alípio Dos Santos, 2-21 , Vila Cidade Universitária
  • Bebedouro-SP - Gama Ensino Medio Ltda
    Avenida Raul Furquim, 71 , Centro
  • Botucatu-SP - Centro Educacional Cultura Brasil
    Rua João Passos, 1800 , Centro
  • Caxias Do Sul-RS - Instituto Minsky
    Rua Dom José Barea, 2126 , EXPOSIÇÃO
  • Duque De Caxias -RJ - Efonape Duque De Caxias
    AVENIDA NILO PEÇANHA, 388 5 ANDAR, CENTRO
  • Fortaleza-CE - F5pro
    Avenida Heraclito Graça, 144 , Centro
  • Jaboticabal-SP - Colégio Nossa Senhora Do Carmo
    Avenida Professor Vicente Quirino, 664/644 , Aparecida
  • Japão / Obu-shi -AI - Spring School Kabushikeigasha
    KYOEII-CHO-8-1-2 SUI SEI BIRU, 0 , KYOEI-CHO
  • Leme-SP - Colegio Lumen
    Rua Doutor Armando Salles Oliveira, 651 , Centro
  • Macaé-RJ - Efonape - Macaé
    AVENIDA FEIRA DE SANTANA, 38 LOTE 38, LAGOMAR
  • Manaus-AM - Alzenira Saboia
    Rua Guaraçaí, 14 , Cidade Nova
  • Matão-SP - Uniara - Campus Matão
    Avenida Professora Maria Elisa Morato Martins, 490 , Vivelândia
  • Mogi Das Cruzes-SP - Splendor Language School - Eireli
    Avenida Maria Osório Valle, 230 , Alto Ipiranga
  • Niterói-RJ - Efonape - Niterói
    AV. ERNANI DO AMARAL PEIXOTO - 11 ANDAR, 71 , Centro
  • Nova Iguaçu-RJ - Curso Pentavalente
    ESTRADA DOUTOR PLÍNIO CASADO, 2674 LOJA, PRATA
  • Ribeirão Preto-SP - Educando Ead
    Rua Bernardino De Campos, 1001 SALA 1401/1404, Centro
  • Rio Claro-SP - Edurio
    Avenida 15, 252 , Saúde
  • Santos-SP - Escola Internacional Nova Geração
    Rua Castro Alves, 71 , Embaré
  • São Caetano Do Sul-SP - Synonym Escola De Idiomas Ltda
    Rua Joaquim Nabuco, 61 , Santo Antônio
  • São Paulo -SP - San Filipe Idiomas
    Rua Lotus, 175 DIVINA PASTORA, PARQUE SÃO LUCAS
  • São Paulo / Jurubatuba-SP - Colégio Cecae
    Rua Galeno De Castro, 85 , Jurubatuba

Corpo docente

Professor(a)

Ana Cristina Alves Lima possui graduação em Psicologia (2000) pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas e mestrado em Psicologia Escolar (2003) pela mesma Instituição. É doutoranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
http://lattes.cnpq.br/8173096954364924

Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro é doutora em Educação - UNESP / Instituto de Biociências-Rio Claro, 2018. Tem mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais pela UNESP/Bauru, 1998. É graduada em Relações Públicas pela UNESP/Bauru, 1996. Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais, desde 2017. Coordenadora e docente do curso de graduação em Publicidade e Propaganda desde 1999 - Universidade de Araraquara. Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing, e em Eventos e Turismo da Universidade de Araraquara, desde 2010, dentre eles: Marketing, Novas Mídias e Redes Sociais; Fotografia; Gestão de Marketing Digital; Marketing Esportivo; Marketing e Moda; Marketing Político e Eleitoral; MBA em Gestão de Marcas e Marketing; Comunicação e Jornalismo; Comunicação Contemporânea e Relações Públicas; Comunicação Corporativa e Marketing; Comunicação e Linguagens Midiáticas; Comunicação e Semiótica; Direção de Arte; Marketing e Comportamento do Consumidor; Marketing e Design Digital; Marketing Verde; Projetos Multimídia; Turismo: Planejamento e Marketing; Comunicação e Eventos Corporativos; Marketing e Hotelaria; Planejamento e Gestão de Eventos. Também é Coordenadora do Setor de Produção de Materiais do NEAD - Núcleo de Ensino a Distância da Uniara. Proprietária da Lattere Assessoria em Comunicação e Planejamento. Docente, conteudista e tutora dos Cursos de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing, Eventos e Turismo da Universidade de Araraquara. Atua como docente do curso de graduação em Publicidade e Propaganda desde 1999. Tem experiência na área de comunicação, pesquisa de marketing, mercado e opinião pública e eleitoral, assim como estudos de comportamento de consumidor e mercado.
http://lattes.cnpq.br/7607645016390507

Gabriel Arroyo possui graduação em Publicidade e Propaganda (2003) pela Universidade de Araraquara - Uniara e especialização em MBA Executivo - Gerenciamento de Marketing (2006) pelo Instituto Nacional de Pós Graduação - INPG. É mestre em Comunicação (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/8489125193765181

Grace Lis Proença Meireles Barreto Porto possui graduação em Comunicação Social (2001) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP e especialização em Gestão, Comunicação e Eventos (2009) pela mesma Instituição. É mestre em Processos de Ensino, Gestão e Inovação (2021) pela Universidade de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/2393532330106004

Inayá Bittencourt e Silva possui graduação em Ciências Sociais (1968) e em Matemática (1973) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e em Pedagogia (1979) pela Faculdade São Luís. Tem especialização em Estudos Brasileiros (1983) pela Universidade Mackenzie, mestrado em Sociologia Rural e Urbana (1990) pela UNESP e doutorado em Ciências Sociais (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Ministra aulas no ensino superior desde 1971.
http://lattes.cnpq.br/9847616602256378

Iride Maria Valdemarin Tognolli possui licenciatura plena (1983), bacharelado (1984) e mestrado (1990) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1989.
http://lattes.cnpq.br/3477308362216459

João de Assis Soares possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (1980) e em Jornalismo (2012) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Tem mestrado em Comunicação Midiática (2000) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1983.
http://lattes.cnpq.br/4599059075483000

Júlia Maria de Oliveira Santos Gorla possui graduação em bacharelado e licenciatura plena em Letras (habilitação português-inglês) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e mestrado em Letras (área de concentração em Semiótica e Estudos Literários) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/6629542399069653

Luciana Antoniosi possui graduação em Comunicação Social (1998) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, é especialista em Marketing (2000) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2005) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Cursa doutorado em Desenvolvimento Territorial também pela Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/2528579365865814

Luciane Ribeiro do Valle possui graduação em Jornalismo (1997) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMP e mestrado em Ciências da Comunicação (2001) pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - (ECA-USP). Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/7106869650811723

Luís Henrique Rosim possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/0957443888713508

Márcio Cesar Beraldo Martinelli possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialização em Comunicação Jornalística e mestrado em Comunicação e Mercado pela Fundação Cásper Líbero. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/6281503724497903

Nádia Pizzolitto possui bacharelado em Turismo (2002) pela Universidade de Araraquara - Uniara, especialização em Administração e Organização de Eventos (2004) pelo Centro Universitário SENAC - Águas de São Pedro, em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria (2008) pela Universidade de São Paulo - USP e MBA em Marketing (2018) também pela USP. É mestre em Ciências Nutricionais (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/9461475887897379

Ricardo Augusto Bonotto Barboza possui graduação em Economia (1998) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e especialização em Estudos Interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento (2001) pela mesma Instituição. É mestre em Engenharia Urbana (2003) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e doutor em Alimentos e Nutrição (2011) também pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
http://lattes.cnpq.br/7895809741049458

Samuel Gatti Robles possui graduação em Comunicação Social pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba e especialização em Gerenciamento de Marketing pelo INPG.
http://lattes.cnpq.br/4918411888743466

Simoni de Cássia Haddad Penteado possui graduação em Psicologia (1994) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, aprimoramento em Psicologia Clínica (1996) pelo Instituto Lauro de Souza Lima e mestrado (2000) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/7975447969846951

Solange Aparecida da Silva Luiz possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2004) pela Uniara e MBA em Gestão de Marcas e Marketing (2011) pela mesma Instituição. É mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2016) também pela Universidade de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/4512670390965159

Viviane Xavier Ferreira é graduada em Engenharia Industrial Têxtil (2003) pelo SENAI-CETIQT e pós-graduada em Gerenciamento de Marketing (2008) pelo INPG. É mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (2019) pela Universidade de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/3821108662940293

Investimento

Mensalidade

De R$ 1030.00 por R$ 618.00 *

* Desconto com vagas limitadas válido apenas para os polos localizados no território nacional.

WhatsAppWhatsapp: (16) 99602-4067

Bolsas de Estudo

  • Descontos para ex-alunos da Uniara;
  • Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
  • Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação das empresas conveniadas.

Aguarde mais informações.

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Taxa de inscrição

Grátis

Locais de Prova e Inscrição

  • Araraquara-SP
    UNIARA
    Rua Carlos Gomes, 1338 , Centro

 

SAIBA MAIS SOBRE O VESTIBULAR

Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cursos/ead/graduacao/ciencia-do-consumo/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI