202412212315

mostrar mensagem ]

COMUNICADO IMPORTANTE

Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 23/12/2024, retornando às atividades no dia 02/01/2025, às 13h00.

Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, das 09h00 às 14h00, será disponibilizado um plantão na Central de Candidato para matrículas e inscrições para o vestibular.

Atenciosamente,

Uniara

ocultar ]

UNIARA

Pergunte ao Mestre

Caro mestre,

Peço-lhe que com toda a sabedoria tire minhas dúvidas. Noites de sono estão sendo perdidas, até fome deixei de ter.

Preciso de respostas diretas que me tirem desse vale sombrio.


Envie sua pergunta para os nossos mestres

Basta enviar um e-mail com a sua pergunta mencionando "Pergunta ao Mestre" no campo assunto.


Perguntas e Respostas


∙ Pergunta: Liguei em uma empresa de comunicação visual para orçar um luminoso e o cara me perguntou se é Back Light e Front Light. Que negócio é esse? (pergunta enviada por Raphael Cintra Leite)

Veja a resposta

Como o próprio nome já diz, o luminoso ou painel publicitário pode ser iluminado pela frente (front, em inglês) quando astes sustentam holofotes que permitem que o painel possa ser visualizado a noite. A mesma coisa acontece no back (do inglês, trás) quando o painel recebe a iluminação por trás e, como a lona é translúcida, todo seu conteúdo também pode ser visualizado a noite.

Professor Samuel



∙ Pergunta: É logotipo ou logomarca? É tudo a mesma coisa? (pergunta enviada por Bruno Ornelas)

Veja a resposta

Essa discussão da diferença dos termos existe só no Brasil. O certo é logotipo e marca. Em grego, "logos" quer dizer significado, conceito e "typos”, quer dizer símbolo ou figura. A marca tem um significado abrangente, que vai além de uma representação gráfica. Ela traduz a essência da empresa, um conceito que é transmitido e fica gravado no imaginário das pessoas. Logomarca é um neologismo que surgiu da junção da palavra logo e marca, por isso é um termo redundante, mas tem quem defende o uso de um e do outro. Logotipo ou a abreviação "logo" refere-se a representação gráfica.

Professor João Assis



∙ Pergunta: Eu posso trabalhar com dois clientes concorrentes? São duas pizzarias da minha cidade! (pergunta enviada por Kauana de Melo)

Veja a resposta

Pelo Código de Ética do Publicitário, que tem o aval da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda, não é permitido ter dois clientes do mesmo segmento. Em alguns casos, comunicados antecipadamente aos dois concorrentes, abre-se uma exceção quando são campanhas diferentes onde não haverá choque de conceitos ou semelhanças que criem uma situação de comparativos. Por exemplo, uma pizzaria quer mudar seu visual, desde a logo até a identidade completa, que é um Job de Branding, voltado apenas para revitalização de marcas. E a outra tem as campanhas promocionais da semana, com preço, cardápios etc. Em alguns casos, isso é permitido mas apenas comunicando os dois clientes e os mesmos autorizando.

Infelizmente Kauana, com a crise do mercado e a "lei da sobrevivência", tem muitas agências em desespero, atacando de todos os lados e atendendo 2, 3, até 4 concorrentes ao mesmo tempo e esquecendo a ética.

Professor Montenegro

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cmique/pergunte/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI