O objetivo do Workshop "A interdisciplinaridade em programas de pós-graduação: conceitos e relatos de experiências" foi discutir as bases conceituais e as contradições e perspectivas de implementação/consolidação de projetos interdisciplinares.
A reflexão sobre os conceitos teórico-metodológicos da abordagem interdisciplinar e suas perspectivas na construção dos programas de pós-graduação foi abordada nas palestras das professoras Dra. Alzira Lobo de Arruda Campos e Dra. Leila da Costa Ferreira. A mesa-redonda “Interdisciplinaridade em Programas de Pós-Graduação: Relatos de Experiências” permitiu a discussão de dificuldades e experiências bens-sucedidas no processo de consolidação de programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais de cinco instituições públicas e privadas da área multidisciplinar do Estado de São Paulo. Assim, a participação dos coordenadores dos cursos: Profa. Éricka M. Itokazu, Profa. Dra. Siu Mui Tsai, Prof. Dr. Dionísio Vinha, Prof. Dr. Pedro Magalhães Laçava, Profa. Dra. Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante e do Prof. Dr. Waldir Mantovani, assessor e membro do Comitê Multidisciplinar da CAPES, enriqueceu, significativamente, este dia de trabalho.
A boa acolhida à proposta de reflexão conjunta sobre temas de interesse comum a diversos profissionais ficou demonstrada pela participação de 76 inscritos entre alunos e professores de graduação e pós-graduação, representando 20 instituições de natureza pública e privada, entre as quais, 15 de Ensino Superior.
O número 17/18 da revista UNIARA dedicou uma sessão especial ao referido Workshop, realizado em Araraquara no dia 18 de novembro de 2005, organizado pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Centro de Estudos Ambientais – CEAM/UNIARA.
Esse encontro organizado junto com o Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, em parceria com o Instituto de Química de São Carlos – USP foi realizado em junho de 2002. O principal objetivo desse trabalho foi estabelecer um vínculo entre a UNIARA e a USP – São Carlos. Para tanto, discutimos possibilidades de parcerias entre a universidade pública e universidade privada e apresentados trabalhos das duas instituições. O evento contou com a presença de mais de 200 inscritos representando mais de 10 instituições diferentes, obtendo importante impacto regional. Os resumos e as palestras do Colóquio foram publicadas na Revista UNIARA, Nº 11, de 2002.
Realizado em março de 2001, teve como tema a utilização dos recursos hídricos superficiais, a percepção do usuário e as diretrizes políticas envolvidas. O encontro entre as partes integrantes do processo de gestão dos recursos hídricos no âmbito regional contou com a participação de mais de 80 inscritos entre alunos de pós-graduação, graduação e comunidade em geral.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI