[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Universidade de Araraquara - Uniara comunica que o início das aulas para os calouros dos cursos de Graduação Presencial será no dia 02 de março.

Atenciosamente,

Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Aplicativo criado por universitários ajuda evitar crimes

Por: JAKELLYNE SANTOS PRADO

29/09/2016

Universitários de São Carlos (SP) criaram  um aplicativo que ajuda a evitar crimes. O programa já está auxiliando, inclusive, a Guarda Municipal (GCM) da cidade.O aplicativo foi desenvolvido pelos estudantes Gabriel Ferreira e Rafael Rozendo.

Ferreira conta que participa de uma comunidade em uma rede social, sobre assaltos na região do campus 1 da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). ‘’Um dia antes de sair do trabalho, vi relatos de um cara assaltando a região e quando saímos, o cara estava lá. Foi então que surgiu a ideia de criarmos um App onde poderia ter notificações de ocorrências, caronas, mapa de relatos de crimes.’’
 
Segundo o estudante, a tecnologia é nossa maior aliada. Prova disso é o trabalho que a Guarda Municipal têm desenvolvido, junto com aplicativos e redes sociais. Os jovens denunciam a ação de ladrões e invasores em redes sociais e, no aplicativo, um guarda civil municipal que monitora as conversas alerta a corporação.

O programador Thiago Faria foi uma das vítimas. Ele conta que foi abordado por um ladrão e acabou se machucando ao brigar com o criminoso. Uma colega que estava por perto viu toda a confusão e postou na internet. “Eu voltava do trabalho e estava bem próximo da minha casa quando o cara tentou me render e pediu meu celular”,lembra.

No mesmo momento, segundo ele, o guarda municipal Paulo Thiago Oliveira estava trabalhando e, assim que leu a denúncia, foi até o local e conseguiu encontrar o suspeito. “A vítima o reconheceu e a partir dalí demos prosseguimento normal à ocorrência. O  suspeito do fato foi apresentado para as autoridades policiais”, explica Oliveira.

O aplicativo, conhecido como GoSafe, está disponível gratuitamente para Android. Além de poder fazer o registro de ocorrências criminais na  cidade, permite verificar áreas de interesse e receber notificações; ainda é possível oferecer e encontrar caronas (de carro ou a pé) para não voltar sozinho. "Essa é uma iniciativa sem fins lucrativos", destaca Ferreira. "Em breve lançaremos nosso website, onde também será possível registrar ocorrências’’, completa

Para acessar a página do aplicativo no Facebook e ficar por dentro das novidades as pessoas interessadas podem acessar: https://www.facebook.com/appgosafe/

(Publicada em 29/09/2016 às 10h21)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/