Ageuniara

Transporte público de Araraquara renova frota de 90 ônibus (*)

Por: JOSÉ JOÃO JORDÃO JÚNIOR

20/05/2016

Durante o mês de maio (2016), Araraquara passa por um período de transição no setor de transporte público municipal, isso em consequência da privatização pelo qual o segmento atravessa. Vencedor do processo licitatório, o Consórcio Araraquara de Transportes (CAT), que é formado por Empresa Cruz e Viação Paraty, ambas de Araraquara, vem implantando as  mudanças asseguradas no contrato de concessão. Desde o início do mês (1º/5), quando o novo sistema entrou em operação, a antiga frota de ônibus vem sendo substituída gradativamente por veículos 0 km, totalizando uma substituição de 90 carros antigos pelos modelos novos.

A renovação da frota foi realizada em três fases:1/3 dos ônibus (28 unidades) foi colocado em circulação em 1º/5, 1/3 (28 unidades) passou a funcionar em 8/5 e o restante, mais 28 unidades, entrou no sistema em 15/5. Há, ainda, 6 unidades que ficam de reserva.

Além da renovação da frota, outras novidades estão sendo colocadas em prática. A escala de horários é a mesma, porém, diminuiram os atrasos, já que hoje os ônibus não apresentam defeitos e limitações como antes.

Vanessa dos Santos, usuária do transporte público, confirma: “Agora, pelo menos o meu ônibus, parou de atrasar”. Outro fator que chamou a atenção, foi a melhora no atendimento pela equipe que substitui o plantel passado, como declara Silvia Vieira, também usuária do serviço: “ Agora, todos estão devidamente uniformizados, solícitos a darem informações, além de mais animados para trabalhar”. Ainda segundo Silvia, “Antes eu escutava o ônibus passar quando estava em casa, hoje não escuto mais, pois nem barulho eles fazem”.

Mas há quem diga o contrário. “Não existe horário definido. A gente vai para o ponto de ônibus no escuro, sem a menor ideia de que horas vai passar. Estava desempregada, comecei a trabalhar agora e estou muito preocupada de chegar todos os dias atrasada”, relata a vendedora Eliza Xavier, de 52 anos.

Outra mudança no setor foi a introdução do “Movimenta – Sistema Integrado de Mobilidade”. O sistema permite que o usuário faça a integração tanto no Terminal Central de Integração, como em qualquer outro ponto da cidade.

Novas carteirinhas

Muda também o controle do acesso de idosos e outros beneficiários de gratuidade no uso do transporte coletivo de Araraquara. Os idosos estão obrigados a fazerem uma carteirinha para não pagar a viagem, já que só com o RG não é mais possível embarcar.

A aposentada Cleide Maria dos Santos, de 72 anos, estava muito preocupada por ter que mudar de carteirinha após anos utilizando o documento da CTA que dá ao idoso o direito de andar de graça. “Vai mudar tudo, não faço ideia de como vai ser. Esses novos ônibus não têm lugar na frente, estava tão acostumada com os outros”, lamenta.

Da. Cleide fazia referência à mudança na porta de acesso aos coletivos.  Agora as roletas de cobrança  ficam ao lado da porta de embarque, e não mais na região central do veículo,  obrigando o passageiro a passar pela catraca logo no embarque. Além disso, com a catraca localizada à frente, não é mais permitido que o passageiro entre pela porta do desembarque, situação que gerava evasão de pessoas e também ocasionava acidentes. Muitas vezes o motorista partia sem observar que passageiros entravam pela porta dos fundos do veículo, como ressalta Vanessa dos Santos: "Agora não pode mais entrar pelo fundo, então a porta não fecha mais na cara de ninguém e o motorista parou de pegar passageiros quando saia com o ônibus”.

(*) Com participação do aluno repórter LUÍS RENATO DE CAMPOS DAMIN

(Publicada em 26/5/2016 – 17h35)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/