Ageuniara

Museu Ronald Golias é inaugurado em São Carlos

Por: VIVIANE MENDES REIS

09/03/2016

São Carlos (SP) abre as portas para mais um marco cultural para a região, logo após o fechamento do Museu da TAM, que ocorreu recentemente, a cidade ganhou um outro Museu: A Casa Ronald Golias, inaugurada em 05/03/2016, e encontra-se no centro de São Carlos, na Rua Germiniano Costa, 401, no mesmo local onde Ronald Golias nasceu e residiu em sua infância.

A inauguração do Museu Ronald Golias teve como iniciativa um projeto do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) com a prefeitura da cidade intitulado: “Brincando na praça”, que também aconteceu no dia 5 de março no Mercado Municipal de São Carlos (Mercadão). O "Brincando na praça" foi um evento beneficente que contou com a participação de crianças, jovens e adultos, com atividades gratuitas, como brinquedos para a diversão das crianças, cortes de cabelos, maquiagens, comidas e etc..

Além da participação da população, o evento também contou com a presença do ator Carlos Alberto de Nobréga (apresentador de A praça é nossa do SBT e amigo particular de Golias), e do prefeito da cidade, Paulo Altomani (PSDB), com homenagens ao comediante.

“Fizemos a passeata do Mercadão até a casa onde foi inaugurado o museu. O evento é a realização de mais um projeto cultural para a cidade, é algo importante para marcar a nossa região, ainda mais sobre alguém que nasceu e que passou a maior parte de sua infância aqui”, opina a aposentada Aparecida D. de M. Toniolli, que participou do evento.

Em uma breve entrevista com o organizador do Museu, Luís Carlos Barbano, a iniciativa de abrir o memorial partiu de um livro que ele mesmo escreveu, intitulado : "Ronald Golias: o gigante do humor", que relata uma parte da vida do artista, e ao ver que a antiga casa que Golias residia estava abandonada, entrou com esse projeto de abrir o Museu junto com a prefeitura de São Carlos.

O organizador também relatou que uma grande parte do acervo foi trazido para o memorial a partir de amigos e familiares que doaram pertences do Ronald Golias para que o projeto fosse realizado, e outros pertences ainda estão para chegar.

Para os interessados que desejam visitar o museu, é necessário agendar um horário na Casa da Cultura que se encontra no centro de São Carlos, Rua La Salle, 186. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3325 4478.

Publicada em 09/03/2016 às 20h40. 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/