Ageuniara

Agricultura familiar: de Araraquara para os grandes centros

Por: MARCELO LOPES BONHOLI

30/09/2015

A agricultura familiar, como a centenas de anos atrás, continua sendo o eixo que move o moinho dos grandes centros e de nosso país, por mais que poucos saibam disso, o campo ainda é o que mantem e viabiliza os grandes centros. Garantindo assim o alimento na mesa de cada brasileiro.
O agronegócio é um setor estratégico para a economia brasileira e, especialmente em 2015, pode representar  23% do PIB brasileiro, chegando a ser o único setor com crescimento mais expressivo que a indústria.( http://www.cepea.esalq.usp.br/)
Quando se fala em agro negócio, logo nos vem em mente as grandes indústrias de implementos agrícolas ou os grandes produtores de Álcool, Açúcar, Suco de Laranja e etc.
Porém, o que poucos sabem é que cada grande indústria do ramo conta com milhares de pequenos produtores rurais. Dos aproximadamente 5,1 milhões de estabelecimentos agropecuários no país, mais de 4,3 milhões são qualificados como agricultores familiares, representando hoje em torno de 84% do total, segundo dados do Censo 2006 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE, 2006). São pequenos produtores que juntos com suas famílias produzem o que se come nas mesa dos grandes centros urbanos.
Na verdade quase 89% do que é consumido, vem do campo, da extração de látex ao plantio de um pé de alface. José Elias Loureiro  (46), é produtor de hortaliças em Araraquara (SP) e fornece seus produtos a diversos varejões da cidade. Para ele, apesar da crise, não houve queda nas vendas, muito pelo contrário, esta atrás de uma das muitas linhas de crédito que alavanca o setor, para ampliar sua produção com a construção de uma nova estufa, mas ele tem medo da incerteza que a economia apresenta no momento. “O trabalho é duro, mas só quem tem amor pelo campo sabe como tirar dele o melhor e produzir cada vez mais”, observa.
Como José Elias, são mais de 4 milhões de produtores rurais que junto com suas famílias tocam aproximadamente 19% do PIB do Brasil. É a família do campo garantindo o alimento da família das cidades.

Publicada em 30/9/2015 às 21h.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/