Ageuniara

Crise pesa no bolso dos araraquarenses

Por: JOãO OTáVIO FURLAN

23/09/2015

É possível notar o quanto o bolso do brasileiro está ficando mais vazio, e o pior: mais rápido. Os preços estão cada vez maiores. E o que era essencial para toda família acaba se tornando um item de luxo. O aumento no gás de cozinha, a elevação do preço da Energia, disparo dos valores nos alimentos e, para ajudar essa crise, o Brasil acaba de receber o selo de mau pagador pela agência Standard & Poor’s.
Cada vez fica mais frequente ver os pais de família com dinheiro contado para passar o mês. E aquele passeio do final de semana fica para uma próxima ocasião. É o caso do pedreiro, Paulo Guedes, de Araraquara(SP), pai de três filhos: Samuel de 17 anos, Lucas de 12 anos e Mickael de 04 anos. Ele relata  que o lanche do final de semana em família perdeu espaço para o pagamento da conta de energia, e completa: “Tive que deixar meu carro em casa e começar a trabalhar de bicicleta, assim economizo ainda mais”. A família planeja um viajem na virada do ano e, para isso, economizam o máximo que conseguem.
O economista José Roberto Ferreira dá dicas para ajudar a família do Paulo e tantas outras que passam pela mesma situação. “Nesse tempo quente, pode começar colocando o chuveiro na posição verão, assim já é possível economizar 50% do seu gasto energético”. E completa: “Sempre é muito importante desligar aqueles aparelhos que ficam ligados na função de espera, geralmente ficam com a luz ligada, mesmo quando não está em funcionamento”. E para encerrar, ele orienta observar sempre a etiqueta informativa do Imetro. " Lá você tem as informações se aquele aparelho eletrônico é econômico ou não. Se é classificado com a letra A", finaliza.

Publicada em 23/9/2015 às 19h07.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/