Ageuniara

Novas tecnologias: o mundo se encontra aqui

Por: MARCELO LOPES BONHOLI

06/05/2015

Hoje é possível afirmar que o mundo se encontra aqui, nos Smartfones e Tablets. Com o avanço da Nanotecnologia e da Convergência Digital, foi possível criar equipamentos cada vez menores e com multifunções, capaz de executar as mais diversas tarefas, que antes eram possíveis apenas com os PCs, na palma da sua mão e em qualquer lugar que você esteja.

Essa tecnologia possibilitou a criação dos mais variados Aplicativos Portáteis, os APPs, que vão de um simples ativador de lanternas até ao controle financeiro de sua empresa, de um simples editor de mensagens ao mais usado software APP  do mercado, o  Watsapp.

Existem os mais variados softwares e infinitas aplicações o Watsapp mesmo, de um simples aplicativo de comunicação passou a ser o mais usado e das mais variadas formas, são conversas entre namorados, amantes, familiares, companheiros de futebol, companheiros de serviço, usado para reuniões ou individualmente em uma conversa a dois.

Há milhares de outros aplicativos que reúnem os apreciadores de vinho em um clube de compras ou que chame o taxista mais próximo a você com o uso do GPS e foto do motorista bem como seu histórico.

Um dos aplicativos que se destaca junto ao Watsapp é o Waze, que traz informações de trânsito e rotas alternativas a quem faz uso dele, informa onde tem polícia e se há acidentes ou buracos na via.

O engenheiro responsável pela operadora VIVO na região do DDD (016), Fabio de Oliveira Neves,(39), de Araraquara(SP),  informa que hoje não há limites para a expansão desses aplicativos e que a indústria dos equipamentos vive hoje uma disputa para ver quem lança o mais bonito e mais potente Smatfone ou Tablet.

O maior empecilho no Brasil, de acrordo com ele, ainda é a demora pela qual as novas tecnologias são liberadas no país e a dificuldade para se implantar essas tecnologias devido a burocracia e o alto custo que elas apresentam aqui.

Seja como for, cada dia mais será possível o mundo se falar através da palma da mão e só o futuro poderá  mostrar o que isso trará de benefícios e malefícios a curto, médio e longo prazo.

Um ponto negativo é a alienação que esse mundo novo e hipnotizante traz aos jovens, ou melhor, a todos. Hoje é comum ver um grupos de amigos na mesa de um bar sem falar uma palavra mas se divertindo através do mundo virtual.

Publicada em 06/05/2015 às 21h14.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/