mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projetos sociais são importantes para crianças carentes

Por: SÉRGIO GABRIEL CALERA

04/03/2015

Um projeto social é o conjunto de ações que promovem a união entre as pessoas através da criação de conexões entre um esforço solidário que tem como objetivo melhorar um ou mais aspectos de uma sociedade. Muitos projetos são criados para crianças carentes, em período complementar ao da escola regular, com o intuito de que elas não fiquem nas ruas durante o tempo em que os pais trabalham. Nas unidades podem-se encontrar oficinas artístico-culturais, esportivas e de inclusão digital.

“Projeto social no meu ponto de vista é algo de grande valor em qualquer fase do desenvolvimento do indivíduo, mas claro que tudo o que se refere às crianças é necessário  ter ênfase maior. Sobretudo, não podemos esquecer que projetos sociais não são específicos para populações e crianças carentes, há grupos de crianças carentes que apresentam menos demanda de um elaborado projeto social do que crianças de famílias estruturadas e de classe média alta”, explica a psicóloga Elisângela de Oliveira da Rocha.

“Trabalhei com grupos de crianças carentes que apresentaram um grande interesse em conquistar algo futuramente, seja emocional ou financeiro, no término do projeto, e outros que aceitavam a vida tal como eram no contexto deles. O segundo grupo é o que apresentou melhor resultado, pois a demanda apresentada por eles não era de um futuro melhor e, sim, de total indignação com o panorama atual em que viviam. Meu trabalho junto a eles era amenizar essa indignação”, responde a psicóloga, quando questionada sobre as perspectivas e aspirações das crianças durante a participação nos projetos sociais.

Visitando as crianças de 8 a 13 anos, que participam de alguns projetos sociais de Matão (SP), fica fácil perceber que elas demonstram vontade e alegria de fazer parte do projeto, em nenhum momento mostram que são obrigadas a participar. As visitas são recebidas como se o melhor amigo tivesse ido encontrá-las, porque o tratamento é simples, puro e verdadeiro, eles fazem questão de apresentar tudo e todos, além de considerar aquela visita como a mais especial que já receberam.

“O Pequeno Cidadão, por exemplo, é um projeto municipal cuja finalidade é reintegrar menores à escola, à família e à sociedade; para que os mais carentes e, em risco social e pessoal, não fossem abandonados, marginalizados e excluídos socialmente", afirma a diretora do projeto Pequeno Cidadão, de Matão, Ana Beatriz P. Bonini Baldan. 

De acordo com ela, as crianças são amparadas de todas as formas, contam com atendimento dentário, trabalho voluntário de um Centro Técnico e de Formação de Cabeleireiros e, inclusive, palestras fornecidas por empresas. " Sempre que necessário, realizamos o encaminhamento de nossas crianças e adolescentes à rede de atendimentos do município em áreas diversas com médico de várias especialidades", completa.

A diretora explica ainda que as crianças têm um ganho muito significativo em seu desenvolvimento global, fazendo muitas excursões que garantem uma oportunidade única para a vida delas. "É muito bom poder contribuir com a educação das crianças e o crescimento que ocorre no projeto é ótimo e gratificante”,finaliza Ana Beatriz. 

Publicada em 11/3/2015 às 21h06.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/