mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

CRIA e Unesp são parceiros na prevenção ao Alzheimer

Por: GUSTAVO GABRIEL DOS SANTOS

20/11/2014

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp e o Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) ampliam a prevenção da doença de Alzheimer. Um programa avalia os medicamentos usados pelos idosos e a relação deles com o desempenho da memória. A  iniciativa é da professora doutora Patrícia de Carvalho Mastroianni com apoio da mestranda Fernanda Mariana de Oliveira

O trabalho de prevenção tem avançado com correções positivas na medicação dos idosos que frequentam o Cria. O foco do estudo é avaliar a medicação do paciente, começando, primeiramente, pela avaliação de sua necessidade. Em seguida, a equipe avalia a efetividade e a segurança do medicamento para o usuário. Por último, avalia a adesão à farmacoterapia, que envolve a sensibilização e engajamento de cuidadores dos idosos, horários e uso correto da medicação, lembretes e dicas simples como avisos em lugares visíveis na rotina do lar.

A aposentada Otina Teodoro é uma das pacientes que passou por atendimento com a equipe farmacêutica. Ela conta que obteve conhecimento desse serviço prestado aos idosos através da rede municipal e conta que o tratamento é eficaz e o recomenda, pois obteve uma boa melhora em sua rotina.

Já para a coordenadora do Cria, Oriomar Carmagnani, conhecida como Teka, a parceria com a Unesp representa um grande avanço profissional no atendimento aos idosos. A presença da mestranda e universitárias do curso de Farmácia-Bioquímica que atuam em conjunto com a equipe multidisciplinar municipal é um ganho para o atendimento do idoso, além do suporte dos profissionais. Os exames clínicos solicitados são realizados no laboratório da Universidade.

Em 2013, os dados sobre portadores de Alzheimer na cidade apontavam 450 pacientes, sendo 145 cadastrados. O Cria, em ação conjunta com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), realiza, sempre na última sexta-feira do mês, às 8h30, na Rua Itália, 1009, bairro do Carmo, uma reunião com parentes e cuidadores contratados pelas famílias que possuem membro portador de Alzheimer.

O objetivo, segundo a coordenadora Teka, é fortalecer os vínculos familiares e reforçar o compromisso de respeitar o estilo de vida de cada paciente. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 3322-2807.

(Publicado em 21/11/14 - 20h02)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/