Ageuniara

Brigadeiros Gourmet aquecem a economia local

Por: AMÉLIA CAROLINA ALVES DA CUNHA

29/10/2014

Pouco se sabe sobre a origem do doce mais amado do Brasil. O que se sabe é que não importa a idade, de colher ou granulado, o brigadeiro faz sucesso por onde passa. Quem o experimenta não rara, às vezes, se deixa levar por um sentimento nostálgico. Sabor de infância.

Seguindo os modelos da Capital, o interior paulista vem investindo em um novo segmento. Trata se dos Brigadeiros Gourmet.

Elaborados com ingredientes finos, o brigadeiro gourmet chega para elevar o docinho de festa de criança, para uma iguaria fina que, dependendo dos ingredientes, pode despertar as mais prazerosas sensações.

Pensando nisso, as amigas Carol Mastreani e a Marilis Scarmim, de Araraquara(SP), resolveram incrementar a renda fazendo algo que ambas amam e conhecem bem. 

“Conversando sobre trabalho, tínhamos o sonho de fazer o que realmente gostamos e como a Marilis faz um brigadeiro delicioso e eu sempre gostei de cozinhar tivemos a idéia de começar fazer brigadeiros gourmet para vender, além de que ajudaria no nosso orçamento também.”

A brigaderia que possuem na cidade conta com pouco mais de dois meses de mercado e ela já pensam em expandir.

“Logo teremos que contratar alguém para nos ajudar, a procura está crescendo e a tendência é aumentar”, comemora Carol.

"Formiga assumida", para o maquiadora Marcela Leite, 27, não tem hora nem preço. Qualquer momento aceita um brigadeiro. “Eu gosto dos dois tipos, mas o gourmet é praticamente uma explosão de vários prazeres na boca. Dá-te a possibilidade de experimentar os sabores mais inusitados tendo como base o docinho que fez parte da infância. E se for bom, não me importa o preço.”, confessa Marcela.

Além dos sabores, o atendimento personalizado é algo que conquista os clientes.

“É diferente comer um doce na padaria e outro numa casa especializada ou comprar de alguém que tem o carinho e o cuidado de colocar em embalagens lindas”,diz.

No mesmo segmento, os alérgicos estão ganhando espaço nesse mercado. A ausência de produtos que atendessem e substituíssem os famosos doces, aliado às alergias múltiplas do filho, foi o que motivou a cantora Ekena Monteiro a modificar e criar receitas novas para que pudesse continuar amamentando seu bebê.

 “Por eu amamentar também faço dieta junto dele. Gael tem alergia à proteína do Leite de vaca, soja, trigo, ovo e carne de vaca, e brigadeiro gourmet sempre foi minha paixão. Com o passar dos meses fui aperfeiçoando e modificando as receitas que tinha aqui, sempre gostei de cozinhar, uni o útil ao agradável. Meu amor pelo meu filho é grande demais pra vê-lo sofrer um dia por não poder comer um brigadeiro ou bolo, ai montei uma brigaderia sem leite, ovo, soja, glúten e açúcar branco voltada para o publico alérgico, intolerante, vegano e simpatizantes”, conta.

Ekena que sempre cozinhou, há quatro meses, está profissionalmente no mercado. Com embalagens exclusivas, a empresária, que também é cantora vem ganhando o carinho e a fidelidade dos clientes.

Para a Chef de Cozinha Larissa de Lázari no âmbito gastronômico é necessário modificar alguns detalhes das comidas tradicionais “ Assim aproximamos o cliente, pelo tradicional, mas também despertamos o novo paladar com os novos detalhes, como por exemplo, um brigadeiro de caipirinha” explica.

Apesar de todos os aspectos positivos a chefe orienta para os gastos; “os preços dos brigadeiros gourmet são entre R$ 2,30 chegando até R$ 4,00 à unidade, porque os confeiteiros utilizam granulados com chocolates de qualidade (belga na maioria das vezes) e também o próprio cacau na massa”.

A dica para quem quer entrar no ramo, além de bons fornecedores é fazer algum curso de microempreendedor e participar de algumas palestras, muitas delas gratuitas.

(Publicado em 29/10/2014 - 22h35).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/