Ageuniara

Seca prejudica agricultores e pesa no bolso do consumidor

Por: MATHEUS TRASSI DA CUNHA

24/10/2014

A seca dos últimos meses, além de prejudicar a população em geral de Araraquara e região, também afeta a produção dos agricultores. Com a falta de chuva, o plantio deste ano terá de ser adiado. As plantações de  milho e soja, por exemplo, sofrem um grande impacto devido à falta de chuva, pois esses alimentos demandam uma grande quantidade de água para “vingar”. 

Este é o caso do agricultor Rogério Faustino Silva . De acordo com ele, sua plantação este ano, está atrasada. “No ano passado, neste mesmo período, já tinha realizado um quarto da plantação e, em 2014, segue tudo parado. É complicado, precisamos muito da chuva, que não vem”, diz.

Isso, segundo o agricultor, acaba afetando a produção e prejudicando a colheita. “Atrasa tudo. A terra está preparada para o plantio mas não podemos arriscar e perder tudo, como está ocorrendo com muitos produtores . A chuva que caiu algumas semanas atrás não foi o suficiente. Temos que aguardar, pois não tem outra solução.”

 Outro caso semelhante é o do José Freire da Silva, que confirma. “A chuva é o único meio de salvar a colheita deste ano. Não tem como colocar um sistema de irrigação. É necessário muita água e isso só a chuva pode trazer.” E, enquanto a chuva não vem, o que se pode fazer, de acordo com José, é esperar. “É o que podemos fazer no momento. Aguardar a chuva e correr atrás do tempo perdido por causa da seca.”

Segundo a Secretaria da Agricultura de Araraquara, os agricultores deverão colher até 50% menos alimentos em relação ao mesmo período do ano passado. Resultado: a queda na oferta refletiu na disparada dos preços. Em relação ao mesmo período do ano passado houve aumento de 100% nos preços de alguns horti-fruti, segundo o Sincomercio de Araraquara.

A disparada do preço não significa aumento na margem de lucro do produtor, pois o custo da roça também subiu rapidamente. E houve perda de produtividade. Para muitos agricultores, 2014 é um ano “perdido”, em relação a 2013.

Certamente haverá reflexos em 2015. O secretário de agricultura de Araraquara, José Antonio Delle,  afirma que “a safra do ano que vem está comprometida, porque houve atraso no plantio. O ponto principal, ainda que a chuva ocorra agora, é que vem tardiamente. Em nosso estado, normalmente, o índice pluviométrico aumentaria  no fim de setembro. Mas a chuva não veio. Deve vir dentro da média só em dezembro. Isso atrasa o nosso plantio”.

(Publicado em 24/10/14 - 19h46)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/