mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Trabalhar e estudar exige cuidados especiais e muita dedicação

Por: SHESMANN BARSAGLINI DE FREITAS

15/10/2014

Segundo a última pesquisa do o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) 4 milhões de pessoas fazem a dupla jornada de trabalho no país, ou seja, além de trabalharem em um ou mais empregos, estudam também. Geralmente, são jovens na faixa etária de 18 à 35 anos que, por não terem recursos suficientes, se veem obrigados à cumprirem uma jornada dupla para  complementar a renda, garantir o sustento,  e pagar a Faculdade. Uma perspectiva de um futuro melhor é o norteio para seguirem em frente. 

Olavo Castro Junior, de Araraquara(SP), por exemplo, trabalha durante o dia em um escritório de advocacia e à noite cursa Direito em uma Faculdade particular da cidade. A vontade de crescer e ser independente faz com que ele não desanime. “São muitas provas e muitos livros no curso de Direito, muitas vezes leio durante o almoço e passo os finais de semana fazendo relatórios”, conta o estudante. "Poder ser independente mais rápido e ter meu próprio negócio no ramo de advocacia me dá o ânimo que preciso quando penso em desistir, também quando vejo que tenho mais facilidade em comprar os livros do meu curso em relação a outros alunos, me faz ver que vale a pena trabalhar e estudar.”

Esta realidade cresce a cada dia no país. Ávidos por terem um poder aquisitivo maior e por estarem no mercado de trabalho, jovens deixam, muitas vezes de lado, as tradicionais tardes de ócio por atuações como estagiários ou mesmo empregos efetivos em várias áreas do comércio.

Rita de Cássia Guarnieri, vendedora de uma loja de roupas multimarcas e estudante de Moda, de Araraquara, optou em estar ativa no mercado. “ Todas as minhas amigas ainda passam a tarde vendo TV e na academia e eu nem me lembro qual foi a última vez que vi um comercial na televisão”, desabafa a jovem. “Poder estar atuante no nicho do qual quero me formar me põe anos luz à frente de outros estudantes que ainda estão na teoria dos livros”.  

O primeiro emprego e a tão requisitada “experiência” profissional contam muito na hora que um aluno já se formou. O mercado de trabalho se atualiza a passos rápidos e não espera quem não está o mínimo preparado e exige na contramão, proatividade e competência.

Toda essa jornada diária longa e, muitas vezes, extenuantes exige cuidados redobrados com a saúde, alimentação e repouso. Ingerir mais alimentos ricos em vitaminas, menos comida fast-food  e dormir profundamente durante o repouso, são atitudes que contam muito hoje e no futuro de quem está procurando crescer rapidamente tanto no mercado profissional quanto nos estudos.

A nutricionista Margareth Silva Carneiro diz que “quanto mais exigimos do cérebro e do corpo, mais temos que dar em troca para que a balança não penda para um dos lados. Geralmente um desses lado significa estress, insônia e até, em muitos casos, dores de cabeça intensas e diagnóstico de miomas e cânceres”.  

Não pular as refeições básicas do café da manhã, almoço e jantar já ajudam muito, mas segundo a nutricionista “ tomar complexos vitamínicos, dormir em local escuro e fresco, sem barulhos e fazer exames periódicos para ver se há falta ou excesso de vitaminas no  organismo é fundamental.”

Com cuidados e atenção, a dupla jornada que sempre é associada ao cansaço e falta de tempo pode ser mais leve e fácil.

(Publicado em 15/10/2014 - 19h35).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/