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Parceria cria programa de formação continuada em Araraquara

Por: PEDRO JUNQUEIRA FRANCO DE CASTRO

08/10/2014

O programa de formação continuada “Cresça e Apareça” começou a ser implantado nos Centros de Educação e Recreação (CERs/creches) da prefeitura de Araraquara(SP) em abril, com o objetivo de requalificar as ações dos professores e educadores da rede municipal de educação infantil. A iniciativa surgiu de uma parceira entre a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a professora e doutora em Educação pela UNESP, Eliza Maria Barbosa, idealizadora e coordenadora do programa, ele tem como objetivo, à longo prazo, revisar e reescrever a proposta político- pedagógica da Educação Infantil do município, “Nosso objetivo é reescrevê-la, orientados pelas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, ambas teorias que unificam-se no sentido de eleger a escola como o espaço fundamental de produção de conhecimento com as novas gerações”, explica.

Para isso, ela afirma que foi criado um grupo de estudos que se reúnem semanalmente com objetivo de aprofundar o conhecimento das teorias. “Criamos um grupo de estudos com a equipe técnica da Secretaria, diretores, professores e agentes educacionais da rede.”

Outra iniciativa do programa foi à criação do Laboratório de Práticas na Educação Infantil (LAPEI), que segundo a professora, elabora sequências de atividades das diversas áreas do conhecimento a serem desenvolvidas em toda a rede, incluindo desde os bebês até as crianças de cinco anos. “O LAPEI é instrumento de qualificação direta dos professores”,observa.

A professora destaca que além do LAPEI, o programa elabora e publica um boletim informativo mensal cujas seções convergem-se no sentido de formar teórico e didaticamente, aproximadamente 1.400 educadores, “Ele contém informações teóricas e dicas para as práticas, constituindo-se em mais uma estratégia de qualificação dos educadores.”.

Eliza ressalta que alguns alunos do curso de pedagogia da UNESP já estão envolvidos no programa, que funciona como um intercâmbio de conhecimentos entre universidade e rede pública de ensino. “A Universidade passa a cumprir uma função importante de produzir um conhecimento comprometido com o desenvolvimento da sociedade”, salienta.

 A gerente da educação infantil de Araraquara, Viviane Aparecida Cereda, afirma que o programa é um marco na educação municipal e na educação infantil, de uma forma geral. “Trata-se de uma mudança na função da educação infantil, que passa a ter como principal objetivo ensinar conceitos e conteúdos às crianças desde o berçário até a última etapa da educação infantil.”

Ela informa que o programa é uma oportunidade para melhorar a qualidade do ensino oferecido nos CERs e funciona de forma permanente em toda rede de ensino infantil. “Esperamos assegurar às crianças que elas de fato tenham acesso ao conhecimento históricamente construído e que no futuro se constituam enquanto sujeitos críticos.”, finaliza.

(Publicado em 08/10/2014 - 19h39).

 



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