mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Guariba conta com várias bandas independentes

Por: JANAINA CRISTINA VICENTE NENÊ

24/09/2014

Cada vez mais artistas independentes aparecem no interior de São Paulo. Em Guariba (SP) não é diferente. Com aproximadamente 33 mil habitantes, o município sofre com a falta de lazer e cultura para as crianças, jovens e adultos que acabam procurando diversão em cidades da região.

Há 14 anos, a dupla sertaneja Zé Lucas e Renan Tostes estão na estrada.  Eles relatam que para eles a música é mais que cultura, pois ela leva uma mensagem de alegria, amor e paz. ‘’ Nosso trabalho é como um trabalho qualquer, lutamos para fazer aquilo que gostamos, nosso sonho é viver do dom que Deus nos concedeu, ter a dignidade de aproveitar desse talento e levar alegria e paz para nosso povo’’, opina Renan que é irmão de Zé Lucas.

Já o músico André Estevam, integrante da banda guaribense “Bruto e os Grosseiros”, fala que na cidade existem muitas instituições que ensinam crianças e adultos a cantar e tocar. É, até por isso, que o município tem tantas bandas assim. ‘’O que falta é a vontade, talentos na cidade tem de monte, mas falta oportunidade para gente. As duplas sertanejas ainda conseguem alguns eventos, por conta de ser um som mais popular, mas já com a galera do rock, não é assim, já tivemos eventos na cidade que em vez de uma banda de Guariba tocar, eles optaram por uma banda de fora”, comenta

Para Kadu Gama, integrante da dupla “Kadu e Rodolfo”, a cultura para uma cidade como Guariba é muito importante devido a vários fatores que contribuem para o desenvolvimento do município. A cultura musical é uma delas porque além de proporcionar um lazer aos munícipes atrai até visitantes de outras cidades. ‘’Na nossa cidade não há muito incentivo com bandas independentes, acho que a prefeitura deveria lançar algum incentivo para bares, casas de show ou eventos para haver mais interesse em aderir a prática e assim aparecer mais oportunidades para a gente’’, observa

Apesar disso cada ano que passa mais bandas e duplas sertanejas tomam conta da pequena cidade do interior, o grande problema é que falta espaço e sobra talento.

Secretaria de Cultura

Para a responsável pela Secretaria da Cultura de Guariba, Samira Bauab, organizar eventos culturais são de competência da Secretaria. "Por isso, visamos propiciar atividades dentro da nossa cultura local, expondo nossos trabalhos e proporcionando aos alunos e demais interessados à aprendizagem de diversas oficinas como: teatro, dança, música, pinturas, artesanato, tendo em vista que revelará talentos ocultos existentes em nosso município’’, finaliza.

(Publicado em 24/9/2014 - 16h08).

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/