Ageuniara

Racionamento de água em Bebedouro segue sem prazo para terminar

Por: JESSICA TEIXEIRA FIDELIS MARTINS

19/09/2014

A SAAEB (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro) confirmou, em setembro, que vem racionando  água desde o dia 21 de agosto em toda cidade. O motivo é que os recursos hídricos nos dois pontos de captação estão em estado crítico.

Uma semana após o início do racionamento, a Prefeitura  de Bebedouro teve que ampliá-lo. Inicialmente de três horas diárias, o corte no fornecimento passou a ser de sete horas diárias. “Nós tínhamos feito uma previsão das 13h às 16h, contudo, logo no final de semana vieram as queimadas e a situação piorou”, explicou o diretor do SAAEB, Gilmar Feltrin.

Hoje, 70% da água que abastece o município vem dos córregos do Retiro e da Consulta, que estão com a vazão prejudicada devido à falta de chuva na região. O racionamento será por tempo indeterminado.

A administração da cidade vem pedindo a colaboração dos moradores a fim de economizarem água. Quem não colaborar e for pego desperdiçando terá que pagar a multa de R$ 50, prevista na lei nº 50/2014, que alterou uma lei municipal  de 2003 para definir  punições a quem desperdiçar água.

A moradora Heloisa Helena Teixeira, atendente comercial, que  após receber uma advertência e falar com um dos funcionário da Saaeb, se policiou para não ser multada, “Depois que recebi a advertência comecei a tomar os devidos cuidados, estou até enchendo baldes de água para conseguir realizar afazeres domésticos”.

Ao contrário de Heloisa, a cuidadora de idosos Tânia de Jesus Martins disse que não esperava receber a multa. “Eu não esperava, Mas, acho que foi justo porque está tendo racionamento de água e eu estava desperdiçando.” A moradora,  após receber a multa também se reorganizou para que não acontecesse novamente. 

 

(Publicada em 22/9/2014 - 22h11)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/