mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Favela se forma em torno do Aeroporto Bartolomeu de Gusmão

Por: MATHEUS TRASSI DA CUNHA

15/08/2014

Cerca de 250 famílias, na zona norte de Araraquara, ocuparam um terreno próximo ao Aeroporto Bartolomeu de Gusmão, próximo ao bairro Residencial Hortênsias, onde ex-funcionários da Usina Maringá e outros moradores da região de Araraquara e Américo Brasiliense estão construindo “barracos” em um terreno pertencente à União.

O movimento começou com ex-funcionários da Usina Maringá, como um senhor de 56 anos que não quis se indentificar. Ele afirma que ficou sem receber durante dois anos de serviços prestados. "Não tenho condições de sustentar a minha família pagando aluguel".

Segundo a Usina Maringá, o atraso de salários e falta de pagamento não procedem e nega a existência de qualquer  dívida com seus funcionários. O secretário da Assistência Social, José Carlos Porsani, diz que o terreno pertence à União e que além de ex-funcionários da Maringá ocuparem o terreno, moradores da região de Araraquara estão construindo e formando um “conglomerado” de moradias improvisadas.

A doméstica Maria Zilda, de 54 anos, está construindo sua casa com madeira e lona plástica.  Junto com um irmão, pretende ficar no espaço. Recentemente foi despejada de uma chácara e não tem condições de pagar aluguel  e ressaltou: “Foi só chegar e fazer o meu cantinho”.

A Prefeitura só informou que o terreno ocupado pertence ao Governo Federal, mas não tomou nenhuma providência. Segundo  José Porsani, Araraquara pode ter a sua primeira favela. Se as autoridades não tomarem providências e os moradores conseguirem trazer água e luz, será impossível fazer algum planejamento para a relocação e até inseri-los em projetos habitacionais do governo, teme o Secretário.

(Publicado em 15/8/14 - 20h45)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/