mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Escola estadual sofre com a praga dos pombos

Por: VITOR TAVARES DOS SANTOS

13/08/2014

As aves se apoderaram em grande quantidade do teto da escola por volta de 2009, quando foi realizada uma limpeza da infestação, mas o problema voltou a se repetir em 2011 quando uma reforma completa do telhado foi realizada.

Agora em 2014 a praga volta a incomodar, porém mesmo que os pombos representem riscos à saúde dos alunos, professores e residentes próximos da instituição de ensino, a escola optou por realizar outras reformas, deixando de investir em projetos que possam reduzir o problema da infestação dos pássaros. A prioridade é reformar os banheiros, laboratórios e o refeitório.

Em vista disso, alguns pais de alunos se revoltaram pois considram que a segurança e a saúde dos alunos deveriam vir em primeiro lugar. ‘’Acho um absurdo que eles prefiram reformar banheiros a se livrar dos animais; se meu filho ou algum outro aluno sofrer com esse problema aí sim teremos providências’’, lamenta Marlene Aparecida, mãe de uma aluna da escola.

O diretor da escola, Alexandre Silva, afirma que o problema está sendo discutido para que na próxima vez que medidas forem tomadas seja para uma solução definitiva.

Alexandre é formado em Biologia e relata que esse tipo de praga é de difícil erradicação. Existem meios de tirá-las, mas geralmente não são bem vistas pela população. A falcoaria (treinamento de pássaros predadores naturais dos pombos para que habitem o local) é um bom exemplo de solução, mas além de extremamente criticado tem custo elevado.

No momento, a escola está terminando as reformas nas áreas do banheiro, laboratório e refeitório. As aulas seguem normalmente, apesar dos pombos.

(Publicado em 15/8/14 - 19h43)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/