Ageuniara

São Carlos conta com unidade de ensino e pesquisa

Por: VIVIANI REGINA MARCHI

25/06/2014

A Unidade Saúde Escola (USE), inaugurada em 2004, localizada na Área Norte da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um espaço para a realização do ensino, pesquisa e extensão na área da saúde, onde ensino e a pesquisa ocorrem juntos com a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde(SUS).

O professor universitário do Departamento de Fisioterapia, Carlos Castro, 57, que atua na USE, desde a sua criação, acredita no trabalho da USE, onde tanto o professor como o aluno, podem se beneficiar.

Ele afirma que o trabalho da instituição é caminhar junto com as pessoas sob seus cuidados, orientando, conduzindo o processo e oferecendo, aos mesmos, apoio e a atenção necessária a cada caso específico. Para ele, a participação coletiva é de grande importância, em direção na melhora dos pacientes.

A fisioterapeuta, Tamara Rodrigues, 23, que foi estagiária na USE durante todo o ano de 2012, afirma que a atuação na prevenção das doenças ainda é pouca."Geralmente a atuação ocorre quando a doença já se instalou. O que pode ser melhorado na instituição são as práticas atuantes na prevenção", observa.

A estudante de fisioterapeuta, Amanda Marcondes de Oliveira, 23, está sendo estagiária em 2014 e acrescenta que ambos: o ensino e a pesquisa, podem se beneficiar, mas ressalta que como toda a instituição ainda tem muito para ser melhorado.

Para ela, poderia aumentar o número de supervisores de estágio e a sala de prontuário deveria ficar aberta em horários alternativos para os estagiários.

Já a fisioterapeuta, Lara Rohm, 25, estagiou na Unidade Saúde Escola no ano de 2012 e acredita na prevenção de doenças através dos atendimentos ocorridos na unidade, em diversos setores. Ela ressalta que existe bastante compreensão entre os profissionais atuantes nas diversas áreas. De acordo com ela, a pesquisa e a prática devem caminhar juntas, pois uma justifica a outra.

"A pesquisa possibilita que os atendimentos sejam realizados da melhor maneira possível, através de métodos seguros e eficazes, os quais realmente beneficiem o paciente e traga segurança ao profissional. E a prática justifica a busca pelo conhecimento e pelas melhores formas de levar informações para a comunidade. Também são muito benéficas aos profissionais, realizando atendimentos com técnicas comprovadamente eficazes a porcentagem de melhoras dos pacientes será maior, o que incentiva a população a acreditar na eficácia dos tratamentos e na veracidade das informações dadas pelos profissionais", explica.

O estudante, Alexandre Cristovão Maiorano, 25, é paciente da USE desde seus 14 anos, realiza fisioterapia regularmente. Para ele, com a fisioterapia foi possível estabilizar a degeneração causada pelas doenças. Ele acredita que se parasse o tratamento teria maior dificuldade de realizar tarefas cotidianas.

O assessor de ensino, Marcio Miguel Pasquali, 25, realiza fisioterapia desde o início da USE. Ele diz que seu tratamento está sendo eficaz, porque ajuda a retardar a perda de força e ajuda a mantes o quadro respiratório e motoro estáveis.

Ele salienta que o tratamento tarda ainda mais as complicações. No caso de Pasquali, a doença é genética e progressiva. "Apenas a fisioterapia ajuda a retardar as perdas de força nos membros superiores", completa.

Além do curso de fisioterapia, outros atuam junto para a recuperação dos pacientes e passam a ser um trabalho mútuo entre os profissionais da área de saúde em busca da melhor realização dos tratamentos realizados em benefício dos pacientes.

Mais informações sobre a USE podem ser obtidas através do site: www.use.ufscar.br

Saiba o que é a USE

A USE configura-se como um ambulatório de média complexidade e atende, especialmente, os municípios paulistas de São Carlos, Ibaté, Descalvado, Dourado, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito.

Os atendimentos são realizados por docentes, profissionais de saúde e, principalmente, estagiários dos cursos de saúde da UFSCar, como Fisioterapia, Medicina, Terapia Ocupacional, Psicologia, Enfermagem e Gerontologia.

A USE consiste em uma proposta inovadora no que se refere à integração do ensino, pesquisa e extensão à interdisciplinaridade e à integralidade do cuidado. As ações desenvolvidas na USE são voltadas principalmente para a reabilitação física e mental no conjunto dos estagiários dos diversos cursos.

Tem como objetivo prestar assistência qualificada e gratuita a todo cidadão dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde, formar e qualificar profissionais na área de saúde, desenvolvimento de pesquisa científica e gerar tecnologia, tornar acessível o conhecimento produzido, através do trabalho interdisciplinar.

Fonte: site da USE(www.use.ufscar.br)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/