mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Bicicleta e Zumba são a nova moda entre os jovens

Por: AMÉLIA CAROLINA ALVES DA CUNHA

24/06/2014

Os jovens, hoje em dia, estão cada vez mais cedo começando a se preocupar com a saúde. Nessa busca, a alimentação balanceada e os exercícios físicos são a principal preocupação.Dentre as diversas opções de exercício, recentemente, o ciclismo tem ganhado uma quantidade expressiva de adeptos.

Um dos motivos desse aumento é o surgimento de grupos de ciclismo em que as pessoas se reúnem para fazer passeios pelas ruas das cidades e por trilhas não urbanizadas.

Nesses grupos, que chegam a reunir mais de 50 ciclistas em um único passeio, as pessoas se sentem mais seguras, pois a chance de um assaltante abordar um grupo desse tamanho é menor. Além disso, um ajuda o outro quando há um pneu furado ou corrente arrebentada.

Pedalar em grupo pode ser muito divertido. Segundo o professor Rodrigo Bianchi, que há cinco anos é adepto do ciclismo, alguns preferem ficar conversando o tempo todo, outros preferem se concentrar para atingir um melhor desempenho a cada pedal e aí os grupos costumam ter dois tipos de passeio: o light e o avançado, chamado também de “sangue nos olhos”, segundo o mesmo.

No light, até mesmo iniciantes podem acompanhar. ”Os trajetos são mais curtos, cerca de 40 km e o ritmo é mais lento, por volta de 15km/h. No outro, a ideia é suar e fazer os músculos irem ao limite, com trajetos que passam de 100 km e média superior a 20km/h”, conta Bianchi.

Mas, segundo ele, ambos são diversão garantida e é comum que os membros alternem entre pedalar no light num dia e no grupo mais avançado em outro.

Outra moda que está em alta é a dança, e a do momento é a Zumba que vem da Colômbia e significa mover-se rapidamente e se divertir. Usando música latina em conjunto com exercício cardiovascular, o resultado é uma animada mistura de dança e ginástica, onde se perde muito peso, e atrai um número cada vez maior de mulheres, entre crianças.

Há nove meses, a professora de dança Fabiana Soares de Azevedo, iniciou uma turma com apenas oito alunas e hoje, já conta com 60. “As pessoas ficam muito felizes com a aula. É descontraído, mistura dança com ginástica e as pessoas perdem peso”, descreve Fabiana.

Uma aula de Zumba pode fazer a pessoa perder de 500 a 1000 calorias, embora não seja o fator principal pela crescente atração das mulheres.

A jornalista Paula Santos, conta que há tempos procurava um exercício físico que lhe chamasse a atenção, e foi na Zumba, há apenas duas semanas, que ela se encontrou. “Gostei porque é animado, divertido e quase não vejo a hora passar. Faço exercício, que é bom para a saúde, perco calorias, me divirto e ainda faço amizades", relata.

Os preparadores físicos orientam que as pessoas procurem um médico antes de começar a se exercitar, a fim de fazer exames e ter o aval para começar a se divertir.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/