mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Aplicativos oferecem mais segurança em Araraquara

Por: FELIPE BENEDETTE CORRÊA

16/05/2014

O município recebe aplicativos que funcionam em celulares com dispositivo de GPS conectado à internet e ajudam a combater a criminalidade. Os aplicativos identificam regiões com maior ocorrência de roubos, homicídios, assaltos, tráfico, entre outros, e vêm se popularizando entre os celulares dos araraquarenses.

Segundo o fisioterapeuta Eduardo Bortolozzo, os aplicativos trazem resultados positivos para a segurança do cidadão. “Eu já fui assaltado e, após ter instalado essa ferramenta no celular, já sei por onde trafegar tranquilamente aqui em Araraquara ou em outra cidade, sem riscos”. Bortolozzo acredita que o aplicativo pode auxiliar a população a evitar locais perigosos, onde ocorrem mais assaltos.

Os aplicativos mais comuns utilizados em Araraquara são o "QAP Mobile" e o "Checkplaca". Podem ser baixados gratuitamente do site da Secretaria de Segurança Pública (www.ssp.sp.gov.br).

O "QAP Mobile", que significa na linguagem policial utilizada em comunicações de rádio, “na escuta”, alerta o usuário sobre os perigos do local por onde passa; enquanto o "Checkplaca" identifica, pela placa, se o veículo é roubado, furtado ou clonado.

Ao digitar a placa do veículo suspeito na janela do aplicativo, ocorre um cruzamento de dados entre o Denatran (Departamento Nacional de Transito) e o Sinesp (Sistema Nacional de Informações sobre Segurança Pública). O resultado da pesquisa retorna à tela do celular e, caso se confirme a suspeita, o usuário deve acionar a polícia.

Há também outro programa que pode identificar celulares roubados através de "e-mails", o chamado "Got Ya!" (traduzido do inglês, Te Peguei!). O aplicativo é pago e custa R$ 5,00.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/