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Sem escola de tempo integral Américo encontra outra opção

Por: ANA PAULA DOS SANTOS RIOS

28/03/2014

Sem data definida para implantação da "Escola em Tempo Integral", o programa “Mais Educação”, do Governo Federal, em parceria com a rede municipal, oferece atividades de esporte, arte, música e dança em uma escola de Américo Brasiliense.

Segundo Monise Ferreira Cardoso, assessora de imprensa da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, para que o projeto “Escola em Tempo Integral” seja implantado, são necessários alguns requisitos. “A dirigente da região tem que estar de acordo, juntamente com a comunidade, tendo também um acordo entre Secretaria de Educação e a escola, lembrando que é necessário que a instituição ofereça laboratório e biblioteca”.

Sobre o programa em Américo Brasiliense, Monise conta que ainda não se tem uma data para a cidade, porém em 2015 serão implantadas mais escolas no Estado de São Paulo, inclusive na região de Araraquara, mas ainda não foi divulgada a lista das escolas que participarão.

Rita de Cássia Quadrado, técnica administrativa da Secretaria Municipal de Educação de Américo Brasiliense, responsável pelos programas, projetos e convênios do órgão, explica que o projeto “Mais Educação” foi implantado na escola EMEF "Dona Lúcia M. R. Berti" em 2013.

O programa começou atendendo cem alunos no período de sete horas diárias, oferecendo Oficinas de Análise, Esporte, Arte, Música e Dança. “A Prefeitura faz uma adaptação do programa entrando com uma parte, já que o recurso passado pelo governo federal não é suficiente”.

Rita explica um ponto complicado na realização do programa, pois é difícil manter um corpo de profissionais estável. “Existem pessoas que trabalham na oficina como monitores voluntários recebendo o vale transporte e auxilio para alimentação. Como não são funcionários, colocamos professores para trabalhar em conjunto com os monitores”, justifica a técnica.

Em Araraquara, existem tanto escolas estaduais como municipais de tempo integral. Segundo Ana Paula Rosa Vaccari, gerente de educação integral da Secretaria Municipal de Educação, no sistema municipal de ensino, tanto a escola de tempo integral quanto as de educação integral visam a ampliação do tempo de permanência na escola, oferecendo espaços educativos e oportunidades de aprendizagem para o desenvolvimento pleno dos alunos.

São enfatizados os aspectos cognitivo, físico, social, afetivo, ético, estético, político e cultural dos estudantes. “As escolas municipais atendem 2.250 alunos e oferecem oficinas pedagógicas de leitura, tecnologia da informação e comunicação, artes visuais, artes cênicas, música, educação ambiental, recreação e jogos, orientação de estudo e pesquisa. Já a Escola Municipal de Dança oferece, além destas oficinas, aulas de ballet clássico, dança contemporânea, sapateado, capoeira e teatro.”

Escolas de Araraquara que Participam dos Programas

Escolas Estaduais:

- EE Joaquim Pinto Machado, localizada no Jardim Imperial.

- EE Oacyr Antonio Ellero, localizada no Jardim Altos de Pinheiros.

- EE Jardim Morumbi.

- EE Narciso da Silva César.

- EE Antônia Eugênia Martins.

Escola Municipal de Tempo Integral: (atende com jornada ampliada todos os alunos da escola):

- EMEF José Roberto Pádua de Camargo, localizada no Jardim D. Pedro I.

Escolas Municipais de Educação Integral: (atendem uma parte dos alunos da escola ou desenvolvem as atividades pedagógicas em um espaço diferente da escola do ensino fundamental):

- EMEF CAIC Rubens Cruz (Selmi Dei).

- EMEF CAIC Ricardo Caramuru de Castro Monteiro (Vale do Sol).

- EMEF Henrique Scabello (Jardim das Hortênsias).

- Centro de Educação Fundecitrus (Melhado).

- Centro de Educação Piaquara Profª Lectícia Vitta Filpi (Vila Xavier).

- Centro de Educação Aléscio Gonçalves dos Santos (jardim Pinheiros).

- Programa Integração AABB Comunidade (Jardim Zavanela).

- Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Vila Xavier).

Como inscrever escolas interessadas no programa:

Deve ser feita pela diretoria até o dia 30 de março, por meio do GDAE, o sistema online para a organização da rede estadual de ensino (informações no www.educacao.sp.gov.br). Depois do parecer favorável, a segunda fase do processo é a adesão do Conselho de Escola, em que a comunidade, professores, alunos e funcionários são consultados.

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