Ageuniara

São Carlos leva idosos às quadras de vôlei

Por: GABRIELA DE CAMARGO SILVA

06/11/2013

Um programa desenvolvido pela prefeitura de São Carlos(SP), intitulado “Programa de Atendimento ao Idoso”, faz com que pessoas, a partir de 60 anos, possam escolher diversas atividades, entre elas, o voleibol adaptado.

Este é o caso de Luiz Fresca, 77, que conta que faz parte do time há 14 anos. “Comecei a treinar no antigo time do São Carlos Clube, mas depois de um tempo a prefeitura começou a cuidar do projeto e eu continuo até hoje na equipe e continuarei até quando for possível”, comenta.

De acordo com ele, “com o tempo o corpo fica parado, e movimentá-lo é o principal para que os músculos não atrofiem. Além disso, Fresca, que teve problemas no joelho há algum tempo, garante que o esporte o ajudou muito na recuperação, principalmente por causa dos alongamentos. “Além dos alongamentos no treino, costumo também fazer os exercícios em casa”, conta.

Além disso, o jogador afirma que foram cinco títulos conquistados em várias edições dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) em cidades como Jaú, Descalvado e Franca. “Garantimos também várias vezes o segundo e o terceiro lugar, mas infelizmente nunca jogamos em casa, já que em São Carlos o campeonato nunca aconteceu”, diz.

Segundo o professor de Educação Física, Leandro Neves, esportes como o vôlei adaptado podem trazer inúmeros benefícios para os idosos pois, “além de melhorar toda a parte muscular e o sistema cardiorespiratório, ele desenvolve a socialização entre eles, pois o índice de depressão nessa faixa etária é muito grande, por causa da perda de parceiros de longa data ou a ída dos filhos embora de casa, o que faz com que eles se sintam muito sozinhos”.

Segundo o professor, o esporte não é como o tradicional pois, “a bola é passada de mão em mão para que seja passada para o outro lado da rede. Tudo isso também com três toques”. De acordo com ele, isso acontece porque “os idosos não têm o mesmo tempo de reação que os mais jovens, por isso o esporte é adaptado”.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/