Ageuniara

São Carlos inova em reciclagem de descarte de lixo eletrônico

Por: ANA PAULA DA COSTA PEREIRA

26/06/2013

O programa Recicl@tesc – Reciclagem Tecnológica de São Carlos (SP) nasceu no dia 23 de abril de 2009 com uma iniciativa inovadora em descarte de lixo eletrônico. O diferencial do programa é sua metodologia de desenvolvimento que é realizada integrando parceiros no formato de rede social.

Segundo o coordenador do projeto Arthur Derigge, o Recicl@tesc surgiu da necessidade de se recuperar equipamentos de informática e, quando não fosse possível, descartado de forma ambientalmente correta. "Mobilizou parceiros fundamentais como: a prefeitura de São Carlos, a creche Nosso Lar e contou com o apoio do SENAC São Paulo. Posteriormente, a Escola de Engenharia de São Carlos(EESC-USP) se integrou ao programa acelerando o seu desenvolvimento e que hoje é um programa com sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental consolidados",informa.

Para concretizar esse trabalho alguns voluntários começaram a trabalhar no Centro de Reciclagem Tecnológica na recuperação dos equipamentos doados. "Já foram doados ao total 36 equipamentos. Após a triagem e análise dos equipamentos, muitos não têm como recuperar e, então, para evitar o descarte incorreto no meio ambiente, esses equipamentos são encaminhados para a Coleta Seletiva do município de São Carlos que farão a separação mais adequada para o processo",explica Derigge.

Muitos equipamentos antigos recebidos pelo projeto chegam muito desgastados, com aparência de velho e, até mesmo, amarelado. "Pensando nesse cenário, a equipe de gestão do Reciclatesc pensou em deixá-los melhor, estilizando e tornando-o mais atrativo. Esse trabalho visa melhorar a qualidade dos equipamentos recuperados, mostrando uma identidade ao projeto",diz o coordenador.

Para se tornar um doador, devem ser encaminhados os aparelhos ao Centro de Reciclagem Tecnológica, que se localiza à rua Helvideo Gouvea, 186 – Boa Vista, no horário de segundaà sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/