mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Novo aplicativo ajuda usuários de transporte coletivo de São Carlos

Por: LUIS GUSTAVO GRANDE FUZARO

12/06/2013

Já está funcionando em São Carlos(SP) o aplicativo conhecido como Bus Alert, que veio para garantir a inclusão, a liberdade de locomoção e ampliar o acesso às informações do transporte coletivo na cidade. A informação é da Secretaria de Trânsito e Transporte. "O projeto já foi todo concluído", informa o Diretor de Transporte do município, Maurício Olbrick Rodrigues.

Segundo ele, a prefeitura de São Carlos solicitou ao grupo Criar (empresa detentora do software), com o auxílio da concessionária de ônibus Athenas Paulista e a empresa Cittati, responsável pelo geoposicionamento e o monitoramento das linhas de transporte coletivo da cidade, a implantação de um sistema (aplicativo de celular conhecido como Bus Alert), que pode ser baixado e a operação pode ser feita via celular.

O objetivo é alertar ao usuário sobre a chegada do ônibus e a aproximação do ponto de descida."Prático e simples, esse aplicativo nasceu com o propósito de atender e auxiliar os deficientes visuais, e também pode ser utilizado pela população, em geral, e funciona em qualquer celular, pré ou pós-pago, com capacidade de acesso a pacotes de dados, que utilize a linguagem de programação Java, ou que tenha sistemas operacionais Android e Windows ME", explica Rodrigues.

Caso o usuário não consiga instalar o programa, ele tem ainda a opção de consultar o suporte do grupo Criar através dos telefones (16) 3512-9000 ou 0800 942 9422. "É importante que se faça a ligação de outro aparelho para poder operacionalizar o celular onde será instalado o bus alert", explica o diretor.

Segundo a munícipe Noélia Aparecida, apesar do transporte coletivo estar passando por estas melhorias, ainda falta muita coisa a ser feita. "Já em relação ao Bus Alert, penso que foi uma opção acertada para as pessoas que tem mais dificuldade, pois acontece muito de você perder o ônibus, pois ele já passou.Portanto, além dos elevadores e do agendamento porta a porta, o Bus Alert chegou para agregar em mais um benefício a população", opina.

Melhorias

Desde o começo do ano,com o início de uma nova gestão municipal, em São Carlos, a Secretaria de Trânsito e Transporte, objetiva fazer melhorias no transporte público da cidade que hoje opera com linhas antigas chamadas de Diametrais que leva o passageiro de um bairro a outro, passando pelo centro, passando pelo único terminal que existe na cidade, chamado de Estação Norte.

Conforme o diretor,futuramente acontecerá a construção de mais três terminais: o Leste, o Oeste e o Sul. Com essas novas estações as linhas passariam de Diametrais para Tronco Alimentadas, chamadas linhas troncais, saindo dos bairros para estes terminais, e assim ligando destes terminais até o centro da cidade onde a freqüência de pessoas é maior e, por conseqüência, ligando do centro aos outros terminais, ganhando uma freqüência maior de horários dos ônibus deixando de ter algumas críticas da população como por exemplo: “Esse ônibus só passa de hora em hora”,exemplifica Rodrigues.

Segundo ele, as melhorias começaram com os 28 ônibus da frota de um total de em média 140 da empresa Athenas Paulista que se equiparam com os elevadores dedicados as pessoas com deficiência física, os cadeirantes, melhorando e muito a locomoção dessas pessoas na cidade e, assim, sendo bem aceito pela população. Sendo que a partir de 2008 todos os carros tem por obrigação, por lei sair da fábrica com essa adaptação.

A outra opção, de acordo com o diretor, é o transporte porta à porta feito através de um pré- agendamento, totalmente gratuito, especificamente ao cadeirante, que leva a pessoa da porta da casa dela até o local que a mesma necessite chegar. "Hoje a operação é realizada com quatro veículos, este serviço vem a complementar aos 28 carros com os elevadores que trabalham nas linhas regulares", finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/