[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
O Museu Ferroviário de Araraquara (SP) recebe aproximadamente 400 visitas por mês. A informação é da Coordenadora do Museu, Virginia Dgobbi. Segundo ela, são organizadas vistas pelas escolas da cidade e, também, há visitantes de toda a região.
Virginia destaca que o Museu contém parte da história da cidade e é muito importante que seus moradores conheçam a história da cidade onde vivem. "Muitas pessoas passam na frente do Museu, mas a maioria nunca visitou o local", comenta.
A dona de casa, Maria Moreira,em sua primeira visita declarou: “Achei muito interessante, acho que todos deveriam conhecer e é um bom lugar para levar as crianças, para elas terem contato com a cidade onde vivem”.
Araraquara possui uma história de aproximadamente 196 anos, que pode ser contada em seus museus, que estão espalhados pela cidade. Um deles é o Museu Ferroviário, que está instalado na antiga Estação Ferroviária de Araraquara (EFA).
A Estação Ferroviária foi inaugurada em 17 de janeiro de 1959 e a ferrovia fez parte fundamental do crescimento da cidade e da região na época, contribuindo para os anos de ouro do café.
Atualmente, o local abriga o Museu Ferroviário, que foi inaugurado em dezembro de 2008. Em 2011, em parceria com o Centro Universitário de Araraquara(UNIARA), foi inaugurado seu acervo.
No Museu Ferroviário é possível fazer uma viagem no tempo e descobrir a importância da ferrovia para a cidade e como sua evolução está diretamente ligada ao progresso da região.
No piso inferior é possível ter acesso a objetos utilizados na estação, como a bilheteria, a mesa dos chefes da estação, os utensílios do banheiro do trem, vários tipos de polígrafos e muitas outras peças.
Já, no piso superior, na Sala dos Ferroviários, é possível ter contato com os objetos utilizados na construção da ferrovia, alguns, inclusive, podem ser vistos na Sala Memorial do Imigrante, trazidos pelos italianos, portugueses e japoneses.
Na Sala que leva o nome do vereador "Marques Jesus Junior" o visitante encontra uma linha do tempo que mostra a evolução da ferrovia e também objetos gráficos utilizados.
Como obter informações sobre o Museu?
O Museu Ferroviário está localizado na Rua Antônio Prado, s/nº, Centro. A visitação pode ser feita de segunda à sexta-feira das 9h às 17h e, aos sábados, das 9h às 12h.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da Secretaria de Cultura/FUNDART(seccultura@araraquara.sp.gov.br), no site da prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br) e pelo telefone (16)33323739.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI