Ageuniara

Museu Ferroviário de Araraquara recebe cerca de 400 visitas por mês

Por: LUANA MOREIRA MARQUES

24/04/2013

O Museu Ferroviário de Araraquara (SP) recebe aproximadamente 400 visitas por mês. A informação é da Coordenadora do Museu, Virginia Dgobbi. Segundo ela, são organizadas vistas pelas escolas da cidade e, também, há visitantes de toda a região.

Virginia destaca que o Museu contém parte da história da cidade e é muito importante que seus moradores conheçam a história da cidade onde vivem. "Muitas pessoas passam na frente do Museu, mas a maioria nunca visitou o local", comenta.

A dona de casa, Maria Moreira,em sua primeira visita declarou: “Achei muito interessante, acho que todos deveriam conhecer e é um bom lugar para levar as crianças, para elas terem contato com a cidade onde vivem”.

Araraquara possui uma história de aproximadamente 196 anos, que pode ser contada em seus museus, que estão espalhados pela cidade. Um deles é o Museu Ferroviário, que está instalado na antiga Estação Ferroviária de Araraquara (EFA).

A Estação Ferroviária foi inaugurada em 17 de janeiro de 1959 e a ferrovia fez parte fundamental do crescimento da cidade e da região na época, contribuindo para os anos de ouro do café.

Atualmente, o local abriga o Museu Ferroviário, que foi inaugurado em dezembro de 2008. Em 2011, em parceria com o Centro Universitário de Araraquara(UNIARA), foi inaugurado seu acervo.

No Museu Ferroviário é possível fazer uma viagem no tempo e descobrir a importância da ferrovia para a cidade e como sua evolução está diretamente ligada ao progresso da região.

No piso inferior é possível ter acesso a objetos utilizados na estação, como a bilheteria, a mesa dos chefes da estação, os utensílios do banheiro do trem, vários tipos de polígrafos e muitas outras peças.

Já, no piso superior, na Sala dos Ferroviários, é possível ter contato com os objetos utilizados na construção da ferrovia, alguns, inclusive, podem ser vistos na Sala Memorial do Imigrante, trazidos pelos italianos, portugueses e japoneses.

Na Sala que leva o nome do vereador "Marques Jesus Junior" o visitante encontra uma linha do tempo que mostra a evolução da ferrovia e também objetos gráficos utilizados.

Como obter informações sobre o Museu?

O Museu Ferroviário está localizado na Rua Antônio Prado, s/nº, Centro. A visitação pode ser feita de segunda à sexta-feira das 9h às 17h e, aos sábados, das 9h às 12h.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da Secretaria de Cultura/FUNDART(seccultura@araraquara.sp.gov.br), no site da prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br) e pelo telefone (16)33323739.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/