Ageuniara

Grupo mescla teatro com arte circense em Jaboticabal

Por: LETICIA DURO DUARTE

20/03/2013

Criado em 2001, com o objetivo de levar arte e talento, o grupo “União de amigos pela arte” (UNIAART)destaca-se na arte de fazer rir.

O UNIAART foi inspirado por ideias de professores da escola E.E."Profª Dona Aurora Ferraz Viaana dos Santos", de Jaboticabal (SP), que perceberam um potencial para o meio artístico.

O grupo, que na época atuava com 30 integrantes, se desmanchou restando apenas três deles: João Carlos Pinto de Lima; Leandro Ganzarolli e Anderson Almeida. Atualmente, o grupo conta com a participação de um novo membro: atriz Mariane Santiago, sendo ao todo quatro integrantes. O UNIAART promove um espetáculo diferenciado de fazer um “circo ao ar livre”.

Com os rostos pintados, fantasias coloridas e formando bichos com bexigas, os participantes do grupo saem nas ruas representando palhaços. “As pessoas nos viam nas ruas e diziam sermos os novos trapalhões, era até legal”, diz Ganzarolli.Segundo ele, a equipe UNIAART torna-se um grupo artístico que mescla teatro com palhaço.

"Qualquer público é bem vindo, o palhaço hoje não existe mais, o circo sumiu, digamos que a malandragem tomou conta e aquela magia do palhaço fugiu. E, a partir disso, fazemos um trabalho de circo e o trazemos para rua. Quando montamos um trabalho, na maioria das vezes, levamos ele, de forma beneficente mesmo”, relata Lima, que admite que primeiramente tem que mostrar o seu trabalho para ser reconhecido.

Ser palhaço não é só colocar um nariz vermelho, uma roupa engraçada e saber fazer piada. "O valor do palhaço no grupo para mim, é saber que entre as dificuldades, o pouco se torna muito quando fazemos com amor. O improviso, o exagero nas expressões, o rir de si mesmo, é o autoconhecimento, é estar entre amigos fazendo o que mais gostamos, levando alegria por toda parte", afirma Almeida.

A partir de então, os participantes começaram a reunir-se frequentemente e criar espetáculos de maneira colaborativa.

"Participamos de qualquer evento e já animamos até velório. Em Córrego Rico, fomos convidados a fazer um evento na praça, chegamos lá, duas pessoas tinham falecido, na praça e não tinha quase ninguém, só o pipoqueiro e mais ou menos meia dúzia de pessoas, peguei minha bicicleta e saí buzinando pelas ruas e arrastando a galera, até pessoal do velório foi para a praça. Foi muito bacana", destaca Ganzarolli.

A “União de amigos pela arte” conta que para ser uma equipe unida, precisam transformar o grupo em uma segunda família. "O grupo é como uma extensão da família, brigamos, brincamos e, acima de tudo respeitamos muito uns aos outros, acho que esse tipo de relação é bem difícil de se encontrar hoje em dia e eu me sinto lisonjeada de fazer parte dessa família que é o UNIAART", ressalta Mariane, sobre fazer parte do grupo.

"Julgando pela aparência"

O grupo está com uma nova peça, em andamento, intitulada “Julgando pela aparência” e indagam que em todos os seus projetos, mesmo a comédia é um trabalho muito sério e sempre tentam passar uma mensagem. Os interessados em contratar o UNIAART, podem entrar em contato pela página oficial do grupo no facebook https://www.facebook.com/uniaart.jaboticabal, pelo e-mail: grupo_uniaart@hotmail.com ou pelos telefones: (16) 9179-4499/9772-4515 – João Carlos. (16) 91052164 - Leandro



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/