mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Museu de São Carlos fechado há 20 anos guarda tesouros da agricultura

Por: ELIZANDRA PÍCOLLI DONNANGELO

19/10/2012

O médico e ex-secretário estadual da agricultura Carlos Botelho, de uma tradicional família da cidade de São Carlos, ao longo da vida colecionou peças da agricultura brasileira dentro de um museu. Há mais de vinte anos esses tesouros estão fechados ao público, pois o museu necessita de parcerias para ser reaberto.

Carlos Botelho era o dono da propriedade de duzentos hectares, fazenda localizada no município de São Carlos, que guarda uma história de duzentos anos. Seu fundador, através da importação de máquinas, contribuiu para que a pecuária e agricultura fossem modernizadas. O fato proporcionou a Botelho colecionar as peças que hoje são guardadas como relíquias.

Antonio Carlos Arruda Botelho Souza Aranha, bisneto de Carlos Botelho, é um dos atuais donos da fazenda e faz questão de ressaltar que todas as peças guardadas foram adquiridas e reunidas pelo médico Carlos Botelho, o qual, entre os anos de 1904 e 1908 foi secretário estadual da Agricultura.

O museu que hoje permanece fechado foi criado pela família Botelho na década de 1980, quando foram expostas máquinas e implementos que contribuíram para a mudança no jeito de plantar e colher na região.

O bisneto de Botelho ressalta que no início do século XX, a grande inovação da agricultura foi o equipamento para fazer feno, já que não existia a fenagem de ração na região.

Botelho era um homem ousado para a época. Em sua visão a enxada deveria ser substituída pelo arado. Para que fosse criada uma economia agrícola forte, tinha-se que incentivar a produção e tal incentivo, para Botelho, era feito através das máquinas.

A partir desse pensamento, foi que nasceram novos hábitos na lavoura, incentivados pelo então secretário Botelho. A nova mentalidade em relação a produção não foi fácil de ser aceita, uma vez que o secretário era acusado de gastar dinheiro com suas ideias. Para os donos de fazenda, importar as máquinas seria desperdício de dinheiro público, porém, mesmo assim, Botelho insistiu e conseguiu trazer a tecnologia para a agricultura.

Com suas ideias inovadoras, Carlos Botelho destacou-se, já que há mais de cem anos, além da importação das máquinas, ainda conseguiu criar a primeira exposição agropecuária do Estado, a qual serviu de inspiração para muitas outras que são realizadas nos dias de hoje.

Atualmente a família procura parcerias públicas e privadas para que possa reabrir o museu para a visitação pública, pois todas as peças continuam sendo conservadas e a espera de novos visitantes.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/